Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/03/2021
Projeto pede priorização de profissionais para vacinação
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
Foi protocolado nesta quinta (18), e será apreciado pela Câmara Municipal de Cuiabá, o projeto de lei de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT) que estabelece a priorização de alguns segmentos sociais mais vulneráveis para a vacinação contra a Covid-19 na capital.

O projeto prevê que sejam priorizados, respectivamente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente, os profissionais dos serviços funerários, seguidos das pessoas idosas, dos profissionais da educação em atividade, profissionais da assistência social que atuam no atendimento ao público, agentes da segurança pública, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

Na justificativa, ela argumenta que os trabalhadores da linha de frente devem estar no topo da lista de vacinação e aponta a situação vivida pelos funcionários de serviços funerários, que lidam diretamente com os sepultamentos.

Cita também a realidade dos profissionais da educação, que passam por sérias dificuldades para dar andamento às aulas na modalidade remota, afirmando que já há 30 óbitos pela doença entre professores.

Defende ainda a imunização dos que lidam diretamente com o atendimento ao público, como os agentes de segurança pública e profissionais de assistência social, sendo este último um setor cuja demanda aumentou com a pandemia.

“A pandemia desvelou uma verdadeira crise humanitária, exigindo ainda mais a atuação dos profissionais nas políticas de assistência social. A população brasileira já sofria com os impactos da crise econômica e foi atingida mais ainda com as contrarreformas trabalhista e previdenciária, aumentando o número de desempregados e usuários sem acesso a bens e insumos essenciais à vida”, diz um trecho.

O projeto de lei também defende a continuidade da vacinação dos idosos e a priorização das pessoas com deficiência, em cumprimento ao Estatuto deste segmento.

A vereadora opinou que é necessário avaliar as estratégias que o município de Cuiabá tem apresentado para enfrentar a Covid-19 e destacou o apoio dos demais parlamentares à pauta dos grupos prioritários.

Ela voltou a defender que o poder público crie políticas de transferência de renda aos mais pobres como medida de combate à pandemia. “O lockdown é a única forma de conter o vírus, mas para fazer lockdown é preciso que as pessoas tenham garantia de renda e não é verdade que o Estado e o município não tenham recursos para garantir que as pessoas fiquem em casa”.

Neusa Baptista | Assessora de Comunicação Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
30/05 - Projeto de lei articulado pelo SISPUMC reduz a carga horária para assistentes sociais e cuidadores
29/05 - Em cerimônia inédita, Maysa Leão homenageia ceramistas de Cuiabá
29/05 - Projeto de Adevair Cabral concede gratuidade de estacionamento rotativo as pessoas com deficiência e idosos
29/05 - Câmara promove aula prática sobre Processo Legislativo para alunos de Direito
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.