Início
CIDADANIA EM FOCO
04/05/2018
Dr. Xavier diz que idosos têm sofrido agressões no transporte coletivo
Secom - Prefeitura de Cuiabá
O vereador Dr. Xavier disse hoje (4) que as novas regulamentações em torno da lei que concede gratuidade a idosos no transporte coletivo têm registrado falhas consecutivas que penalizam a terceira idade. Pelos dispositivos atuais da lei, nenhum idoso, sem exceção, pode embarcar pela porta traseira, além de ser obrigatório que esteja de posse do cartão Melhor Idade" expedido pelo MTU, com validade de um ano, quando deve ser recarregado. Até 64 anos, explicações colhidas junto ao MTU, o idoso tem direito a quatro passagens/dia, cota ampliada a partir dessa idade. Período em que o MTU entende que os idosos necessitam se deslocar mais vezes, geralmente para ir ao médico. A média de passagens, nessa faixa de idade, é de seis/dia.
 
Conforme exposição do parlamentar, tudo isso seria normal, compreensível, se a realidade vivenciada pelos idosos não fosse contraditória à propaganda institucional do MTU, que tem alardeado que as regulamentações em vigor objetivam prestar maior segurança à terceira idade, tendo em vista o preocupante número de acidentes registrados quando os idosos embarcavam pelas portas traseiras. O maior problema, aponta Dr. Xavier, no embarque somente pela porta dianteira, é que os idosos praticamente têm sido atropelados pelos jovens quando tentam embarcar.
 
"É uma competição francamente desleal. Portanto, há controvérsias que devem ser analisadas e priorizadas nesse caso, no sentido de encontrarmos soluções. Pois existe idoso que, mesmo aos 60 anos, já enfrenta sérias limitações de locomoção, e aí é um problema para que consiga embarcar agilmente. O risco de cair é idêntico ao da porta traseira e, talvez, até pior. E quando finalmente consegue, ainda fica espremido naquele espaço exíguo, que tem apenas dois lugares, à espera de sua vez de passar pela catraca, sempre sufocado pelos mais jovens. Alguns viajam em pé durante todo o percurso, se acaso o cartão não concede a liberação, falhas ocasionais. Existe, a meu ver, um nome bem apropriado para isso: desrespeito. É uma atitude injusta imposta pela lei, lamentavelmente".
 
Dr. Xavier disse que pretende averiguar detidamente quais alternativas podem ser viabilizadas para amenizar esse sufoco que a nova regulamentação acarretou aos integrantes da terceira idade. "Antigamente, a catraca ficava situada na traseira dos ônibus, espaço bem maior do que na parte dianteira. Quer dizer: pioraram com essas pretensiosas inovações calcadas em assegurar proteção aos idosos. Seria o caso de cada empresa dispor de um funcionário especificamente treinado para amparar idosos com limitações de locomoção. Exigir que tenham a mesma agilidade de pessoas mais jovens é contrasenso injusto". 
 
João Carlos de Queiroz/Assessoria de Gabinete do Dr. Xavier
 
(Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.646.2544  MTU)


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
03/09 - Audiência Pública na Câmara debate “Empoderamento da Mulher Negra na Sociedade”
29/08 - Estudantes adventistas elaboram projeto para revitalização de Praça Tufik Affi
29/08 - CPI DA SAÚDE - OITIVA CANCELADA
16/08 - Veteranas da enfermagem cobram aposentadoria digna
15/08 - Diego Guimarães se lança candidato a presidência da Câmara Municipal
10/08 - Vereador leva demandas do Aplicativo Pra Cima ao conhecimento do Secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá
06/08 - Após recesso parlamentar, trabalhos da CPI da Saúde são retomados
03/08 - Aprovada oficializada e estabelecida a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário em Calendário Oficial da Cidade
10/07 - Projeto que regulamenta atividade de médicos residentes é aprovado após mediação de Luis Claudio
09/07 - Agenda de Atividades Legislativas da Câmara de Cuiabá (Semana 09-13/07)
09/07 - Audiência Pública/ LDO-2019
05/07 - Solene em comemoração ao Dia do Vigilante
28/06 - O vereador convida a população do bairro Poção e região para participar da audiência no dia 29 de junho
18/06 - Audiência Pública
13/06 - Arruamento e abairramento serão discutidos em audiência pública nesta sexta
05/06 - Maio Amarelo - Balanços das ações
22/05 - Câmara realiza sessão solene para entrega de Título Honorífico aos Festeiros do Divino
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
17/05 - Câmara de Cuiabá ressalta importância da tolerância de do respeito ao lembra-se do Dia Internacional Contra a Homofobia
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.