Acessibilidade
Início


Pontos Turísticos
Parque Municipal Morro da Luz - Antonio Pires de Campos

O morro da luz denominado parque Antonio Pires de Campos foi tombado como patrimônio Histórico municipal pelo decreto de lei nº 870 de 13.12.1983, homenageando o filho do bandeirante Manoel de Campos Bicudo, um dos primeiros desbravadores a atingir o local, e devido à existência naquela área elevada de uma pequena casinha, a subestação da usina de casca I, que fazia a distribuição da energia, e inaugurada em 1928, também ficou conhecida como morro da luz. 

O morro da luz, possuidor de atributos ambientais que reforçam o sentido de lugar para as pessoas e traçam vínculos de conhecimento e de efetividade com a relação à paisagem, torna-se um importante fator que auxilia a medir a qualidade ambiental da cidade de Cuiabá (COSTA et al, 1999). Sua temperatura é em média de 3 a 4º C menor do que no centro de Cuiabá. É exatamente na região da Prainha que existem as ilhas de calor, bolsões de ar quente que ficam espremidos entre as construções urbanas e retêm o calor em uma microrregião. Constitui-se em um fator amenizador bastante relevante para o Morro da Luz (COSTA, et al, 1999). 

O Morro da Luz faz parte da formação da cultura popular de nossa Cuiabá, a seguir algumas informações sobre os personagens que deram nome as trilhas e praças do parque, onde essas informações foram retiradas de uma placa de identificação: Trilha: Maria Taquara: Trajava-se de calça comprida, à época vestimenta raramente usada por mulheres e sempre era vista equilibrando um feixe de lenha sobre a cabeça. Trilha Tufica : Costumava contar histórias as crianças que dirigiam-se ao cine teatro Cuiabá, onde era sempre encontrado, estendendo o seu chapéu objetivando pequenas contribuições financeiras. Praça Zé bolo flor: compositor e cantor que exibia os seus shows em praças e feiras, recebendo uma pequena contribuição financeira. Trilha Michidinha : fanático torcedor do Dom Bosco que ia aos jogos com as cores do clube, detalhes azul e branco no vestuário e costumava requebrar ao escutar o seu apelido. Trilha Juvenal Capador: figura popular que quando chamado pelo apelido, se irritava e ameaçava as pessoas. Trilha Plínio Rait: simpático garçom que trajava-se impecavelmente e costumava cumprimentar as pessoas com a expressão “ o rait “ . Praça João Cuíca : ator principal das peças dirigidas pelo Pe. Pombo no colégio dos padres ( São Gonçalo ) e durante a sua vida sempre festejou o seu tradicional “ São João de João Cuíca “. Trilha Maria perna grossa: famosa cartomante e benzedeira que tinha esse apelido por sofrer de elefantíase. Praça Cobra fumando : famoso cambista de loteria federal única a época, apresentava-se sempre com um cigarro no canto de boca oferecendo os seus bilhetes com os braços e mãos trêmulos, usando a expressão “ cobra veado” . Trilha Guaporé : figura popular de pequena estatura que era sempre encontrado sentado à porta da antiga agência do banco do Brasil com um cigarro a boca (palheiro), era guarda noturno do antigo hotel Pércora e costumava informar as moças sobre os aviadores viajantes que chegava a cidade. Trilha General Saco: Lunático que usava barbas longas, sempre trajava um capote preto comprido e declarava que as pessoas queriam matá-lo, costumava se esconder quando ouvia barulho de avião. Trilha Chico Alicate: Lunático que criou uma mulher fantasia em seu consciente de nome “Lourdes “ e costumava se deslocar para qualquer ponto da cidade quando recebia informações de que “Lourdes ” encontrava-se em determinado local. Praça Preta: Costumava freqüentar a praça Alencastro onde alegrava as crianças, cantando os “contos de roda”. Trilha Hélio Goiaba: Famoso compositor de musicas carnavalescas como “ quer tocar, toca”, “ oh! Rosa” etc. Praça Antonio Peteté: figura popular de pequena estatura e bastante religiosa, tendo sempre as mãos, leque, terço e um livro de rezas.

R. Campo Grande - Bandeirantes, Cuiabá - MT, CEP:78010-040

(65) 3316-5128

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.