18/11/2019
Esportistas do Jardim Cuiabá querem acesso ao mini estádio do Complexo Esportivo local
Queixa dos comunitários é de que o campo de futebol (mini estádio) do Jardim Cuiabá vem sendo utilizado restritamente para atender o projeto municipal "Bom de Bola, Bom de Escola", quando poderia ser liberado ao uso comunitário, em geral

O vereador Dr. Xavier foi comunicado de que o mini estádio do Complexo Esportivo do Jardim Cuiabá, obra inaugurada há meses, ainda não foi liberado para utilização dos esportistas locais e dos bairros próximos. Os comunitários afirmam que o referido espaço público está restrito apenas às atividades do projeto "Bom de Bom, Bom de Escola". O vereador foi procurado por lideranças do bairro no sentido de resolver esse impasse. Segundo explicou Celso Figueiredo ("Celso Bombeiro"), liderança regional, "desde a inauguração do complexo os comunitários sequer tiveram acesso ao campo de futebol". Pela imposição negativa de praticarem futebol na própria comunidade,  frisou, eles se veem então obrigados a procurar outros lugares, a maioria dos campos distante dali.

"Convenhamos que não é justo a adoção de tal procedimento pela Secretaria de Esportes. Nós lutamos muito - sempre apoiados por Dr. Xavier - para consolidar este projeto esportivo no Jardim Cuiabá. E agora que o empreendimento se tornou realidade, não podemos utilizá-lo. É simplesmente uma afronta aos comunitários do Jardim Cuiabá e dos bairros próximos. A ideia era reunir todas as equipes aqui no mini estádio, um dos atrativos do Centro Esportivo inaugurado recentemente pelo prefeito Emanuel Pinheiro, para oficializar uma série de torneios futebolísticos e mesmo eventos sociais do bairro. Enfim, estamos revoltados pela "vedação" desse espaço: desde a inauguração, o campo é utilizado exclusivamente pelo projeto "Bom de Bola, Bom de Escola". Reconhecemos, inclusive , a importância desse projeto. Mas também merecemos jogar futebol no "nosso" mini estádio. Ou o espaço não pertence à comunidade?" - questiona.

Celso ainda observou que a  vitória de construção do Complexo Esportivo do Jardim Cuiabá se estende a cada um dos seus moradores, visto que a operacionalização do empreendimento mobilizou a comunidade em peso. "Se hoje o mini estádio e outras benfeitorias do complexo existem, é graças ao empenho coletivo de quantos habitam o Jardim Cuiabá. Foi uma jornada burocrática e muito cansativa. Logramos, enfim, obter êxito no que posso definir de maratona. O complexo se tornou uma realidade tanto ansiada. Falta agora poder utilizá-lo a contento".

Na opinião de Dr. Xavier, o logradouro é público e, portanto, precisa mesmo ser disponibilizado à comunidade. O vereador endossou idêntico apoio ao projeto "Bom de Bola, Bom de Escola", e disse que ainda tem recordações da instituição desse projeto pelo prefeito Roberto França. "Pelo seu impacto positivo nas unidades escolares, foi sequenciado pelos sucessores de França. Porém, entendo o seguinte: não somente o mini estádio do Jardim Cuiabá é da comunidade, como todos os espaços similares existentes na capital. A utilização desse campo pode ser programada semanalmente, a fim de que nenhum segmento fique desprestigiado. Procedendo assim, os esportistas e projetos sociais da Prefeitura, a exemplo do próprio "Bom de Bola, Bom de Escola", serão contemplados sem distinção".

Dr. Xavier salientou que os esportistas do Jardim Cuiabá sonhavam em dispor desse espaço há muitos anos. "Celso explicou bem: é uma batalha antiga, e muitos não acreditavam que pudesse ter um final feliz. Encampamos esse sonho, e daí em diante teve início uma legítima marcha de soldados junto aos órgãos públicos do município. Primeiro, lutamos para convencer o prefeito Emanuel Pinheiro da necessidade de construir um Complexo Esportivo no lugar da antiga praça. O projeto original da Prefeitura previa apenas revitalização desse logradouro, há anos abandonado. Hoje, é uma realidade de impacto vistoso para quem passa nas imediações. Só não é correto restringir o uso comunitário desse espaço: o objetivo é beneficiar toda a comunidade. O Jardim Cuiabá pode contar com nosso apoio.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier