04/03/2020
Vereador Dr. Xavier conclama colegas a aderirem à luta salarial dos odontólogos
Assessoria de Imprensa
Mais de 300 odontólogos reivindicam recomposição salarial das perdas registradas nos últimos 13 anos, em face de não terem tido nenhum aumento real nesse período

Em reunião hoje (3) no Salão Nobre do Palácio Alencastro, Prefeitura de Cuiabá, o vereador Dr. Xavier, juntamente com lideranças sindicais da área de odontologia e colegas do Legislativo, todos convidados por ele, discutiram a recomposição salarial (PCCS) e perdas acumuladas pela categoria odontóloga do município cuiabano nos últimos 13 anos. Nesse período, eles não tiveram nenhum reajuste real nos seus proventos, o que o vereador qualifica de "prejuízo gradual", salientando que outras categorias do funcionalismo público já celebraram reajustes nos Planos de Cargos, Carreiras e Salários. "Falta agora justiçar também meus colegas odontólogos, que há tempo lutam por isso", comentou.

Dr. Xavier disse ter feito questão de conclamar seus colegas de Parlamento a fim de unificar uma corrente de forças em prol da reivindicação dos odontólogos lotados na rede municipal, que considera justa. "Esse é o trabalho do vereador: estar sempre ao lado do povo, ouvindo suas necessidades, acolhendo expectativas e se movimentando para que se tornem realidade coletiva. Agradeço, assim, aos integrantes da Casa de Lei por somar forças comigo e com as lideranças sindicais da odontologia para que essa categoria seja efetivamente contemplada. Cabe também salientar que a Saúde Bucal é um dos itens fundamentais na estrutura de Saúde Pública de qualquer lugar. Daí nosso empenho para que o trabalho dos profissionais do setor tenha um reconhecimento salarial compatível à sua importância".

Ainda na reunião no Salão Nobre, alguns dos vereadores presentes também se pronunciaram, contribuindo para a celeridade de uma possível solução em torno do impasse, segundo análise feita por Dr. Xavier. "Já avançamos bastante, e creio que, de agora em diante, teremos encaminhamento efetivamente resolutivo em torno dessa demanda".

O parlamentar citou ter havido outras reuniões importantes para que o atual estágio de negociação fosse atingido. Algumas foram realizadas na .própria Câmara de Cuiabá e na Secretaria de Gestão, disse. Já os representantes sindicais externaram a preocupação de que mais perdas possam ser sequenciadas se nada for feito de imediato. "A Secretaria de Gestão até já promoveu estudos sobre possíveis impactos desta recomposição salarial no Orçamento do Município. Quer dizer: tudo parece estar mesmo encaminhado para uma decisão a contento geral", destacou Dr. Xavier.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier