07/03/2007
Mulheres que fazem história
Secom Câmara/CBA
Vereadoras Lueci Ramos e Enelinda Scala homenageam a Srª Ana Maria Alves das Neves
Na saudação aos participantes da sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher a vereadora Enelinda Scala (PT) lembrou que ao longo da história foi se construindo uma história de opressão e exclusão. Sempre houve mulheres que fizeram a diferença, ergueram sua voz e construíram os alicerces para a participação da mulher na construção de um novo tempo, com novas relações de gênero e poder.

Algumas dessas personalidades, mulheres que fazem história, receberam o reconhecimento do poder legislativo municipal por meio das vereadoras Lueci Ramos (PFL) e Enelinda Scala (PT).

Como parlamentar a vereadora Lueci reconhece que todo dia deve ser dedicado à promoção da mulher e data serve de reflexão sobre os direitos, as lutas e conquistas das mulheres. “Uma oportunidade para repensar os valores e as grandes causas que possibilitam mais espaço do sexo feminino na sociedade, nos vários segmentos e áreas de trabalho”. O destaque este ano é para a Lei Maria da Penha que marca uma nova relação de respeito e de igualdade de homens e mulheres.

Para Enelinda as mulheres foram deixadas na caverna do mundo privado, cuidando dos filhos e da perpetuação da espécie e seu saber era negado e ridicularizado. ”Apesar de tudo a mulher consegue ocupar seu espaço concretizando através de seu potencial criador espaços de liberdade geradores de vida e esperança.”, disse.

Na relação das homenageadas a ex-deputada federal e atual Secretária de Bem estar Social, Celcita Pinheiro (PFL) relembra algumas lutas travadas no parlamento que trouxeram benefícios para as mulheres. “O ano de 2006 foi dedicado para a defesa das mulheres, inúmeros projetos foram apresentados pela comissão que durante esse período integrou.”, disse. Na opinião da militante política a Lei Maria da Penha pode ser considerada uma das maiores conquistas das mulheres no combate a violência e na luta pelos direitos humanos.

Conhecida pela luta empreendida na promoção da igualdade racial e dos direitos da mulher a vice-prefeita, Jacy Proença reconheceu a importância da solenidade como fonte geradora de conhecimento e agregação de valores na luta em defesa das mulheres.

Lembrou que as mulheres enfrentaram ao longo da história grandes desafios, sofreram a opressão e a violência e ainda hoje lutam por justiça e mais espaço na vida pública, na política, na educação.

Pioneira no parlamento, Sarita Baracat relembrou a trajetória política em defesa de grandes causas como a reestruturação do Estado de Mato Grosso após a divisão. Na história figura como a primeira vereadora e prefeita eleita antes da divisão do Estado de Mato Grosso. Nesse período de transição e acomodação trabalhou no sentido de dotar o estado de condições de sobrevivência, por mais recursos federais para todos os setores, incluindo a BR 364 que foi um marco para o desenvolvimento, integração e consolidação do território.

As mulheres integrantes do MST, representadas pela coordenadora do movimento, Itelvina Masioli disse que a cada dia as mulheres os direitos das mulheres são burlados, as condições de trabalho pioram, falta emprego e o agronegócio expulsa as famílias da terra.

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Roseli Cordeiro