Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
07/03/2007
Aos 109 anos, Dona Chiquita é homenageada pela Câmara Municipal de Cuiabá
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Srº Francisca Faria de Figueredo
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (sem partido) homenageou, nesta quarta-feira (7), a Srª. Francisca Faria de Figueiredo, mais conhecida como “Dona Chiquita”, durante Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Prestes há completar 109 anos, ela esbanja saúde, serenidade e uma alegria contagiante. Nascida em 02 de abril de 1898, Dona Chiquita teve a oportunidade única de presenciar as transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas dos séculos XIX, XX e XXI.

Filha de Cirilo Gomes de Faria e Isaura Paupério de Faria, era a mais velha de sete irmãos. Estudou piano e chegou a ser classificada em concurso de música no Rio de Janeiro. Posteriormente, ainda na juventude, foi aperfeiçoar os conhecimentos na Europa – Suíça e França. Pacifista essencial, sempre manifestou descontentamento e repúdio às guerras.

Dona Chiquita, como de costume à época, parou de estudar aos 21 anos e casou-se com o desembargador Alípio de Figueiredo. Ao lado do marido, marcou sua trajetória pela dedicação e companheirismo.

Circulou pela ‘Cuiabania’ com desenvoltura, angariando um dedicado rol de amigos que costumavam reunir-se para dançar marchinhas de Carnaval no Clube Feminino de Cuiabá e papear no Campo D´Ourique, onde atualmente está instalada a Câmara Municipal.

Além de socialmente participativa, a longevidade de Dona Chiquita, que a permitiu testemunhar as transformações da humanidade em três séculos, habilitou-a a receber tamanha honraria.

A Moção de Aplausos concedida pela Câmara foi entregue pessoalmente por Lutero Ponce aos familiares da homenageada. Ela não esteve presente por motivos de saúde. Ainda assim marcou a cerimônia com seu sorriso carismático. Um documentário sobre ela, veiculado no painel da Casa, comoveu o público.

A solenidade contou com a presença de dezenas de mulheres, entre elas autoridades e artistas.

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Andreia Haddad



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.