21/02/2014
Oséas Machado é criador da lei que visa diminuir estupro praticado por adolescentes contra crianças
Assessoria de Gabinete
Vereador Oseas Machado

O Vereador Oséas Machado (PSC) apresentou projeto de lei de nº 006/2014, visando reduzir o número de atos inflacionais de estupro praticados por adolescentes contra crianças, que aumentou 390% no ano de 2013. O dado é da Delegacia Especializada do Adolescente, da Polícia Judiciária Civil, que registrou 49 ocorrências do tipo em 2013, contra apenas 10 no ano de 2012.

Na maior parte dos casos, as vítimas são crianças do sexo masculino, com idades entre 6 a 8 anos, abusadas por adolescentes de 14 e 15 anos.

Um das razões deste aumento é o uso muito acessível a informações indevidas e até proibidas na internet, aponta Oséas. "A ociosidade, o acesso a meios como sites impróprios pode induzir os adolescentes a praticas ilícitas”, explica.

O Parlamentar relata que o numero de adolescentes de classe média, que acaba expondo atos de violência com crianças nas redes sociais, mostra um novo perfil para o crime de abuso sexual.

“Ao contrário do que pensávamos hoje os menores envolvidos estudam em escolas particulares, têm família estruturada e fácil acesso a qualquer tipo de informação ou meio tecnológico”, relata.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório