17/06/2015
Câmara concede “Título Honorífico ao Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite”
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Maurélio Ribeiro

Neste mês de junho inicia as comemorações de um século de nascimento de Gervásio Leite. A abertura do centenário acontece no dia 19, sexta-feira, na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).

O evento acontecerá em parceira com a Câmara Municipal de Cuiabá que concederá o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite destinado às personalidades que se destacaram na criação, promoção, divulgação e universalização literária no município de Cuiabá.

“Fizemos uma excelente parceria com a família do Gervásio Leite e a Academia Mato-grossense de Letras para podermos prestar honra a esse cuiabano que muito contribuiu de forma significativa com o nosso município. Através dessa nossa união conseguiremos homenagear algumas das personalidades que também contribuíram com Cuiabá”, destacou o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), criador da resolução com o apoio dos demais parlamentares do legislativo municipal.

Gervásio Leite

Nascido em Cuiabá – MT, no dia 19 de junho de 1916. Formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1938, Gervásio Leite, com 22 anos, retorna a Cuiabá. Já associado à Associação Mato-grossense de Imprensa, junto com Arquimedes Pereira Lima, em 27 de agosto de 1939, funda o jornal “O Estado de Mato Grosso”.

Ingressou no Tribunal de Justiça na categoria de Desembargador. Lecionou na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá , depois, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso. Atuou como Deputado Estadual e Constituinte em 1947. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso.

Faleceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 10 de abril de 1990 nos deixando um vasto legado, pela sua extensa cultura, inteligência e competência.

HOMENAGEADOS

Sr. Adelino Praeiro - Vereador Juca do Guaraná