19/06/2015
Câmara de Cuiabá forma pós-graduandos em Gestão Pública
Luiz Alves Secom - CMC
Entrega de Certificados
1ª turma do Curso de Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos da Câmara Municipal de Cuiabá, realizado em parceria com as Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC foi concluído esta semana. A Câmara entrega neste sábado (20), cinquenta certificados aos novos gestores.

O curso nasceu a partir da detecção da necessidade de aprimoramento dos conhecimentos nas áreas de gestão e gerenciamento dentro da Casa de Leis. O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB) justifica a iniciativa, “determinamos que fosse buscada uma forma de capacitar melhor nossos servidores, tanto para qualificar como para mudar mentalidades, com o objetivo de oferecer um serviço público mais eficiente”, declarou Pinheiro.

O curso de Gestão Pública já era oferecido pela instituição parceira, mas através da adesão e das necessidades da Casa, passou a agregar novos conteúdos, voltados também à área de Projetos, formando um curso mais completo com carga horária de 400 horas. E, apesar de inicialmente ser aberto para capacitar os servidores do Legislativo, o presidente do Parlamento resolveu abrir a possibilidade também para a comunidade.

O curso tornou-se mais atrativo àqueles que estavam atuando no serviço público, pois o custo ficou mais acessível, mantendo um mesmo tempo para a formação. A servidora da Justiça Federal, Luciana Garcia de Mattos, graduada em direito, acredita que a união das áreas de gestão e de projetos atraiu mais profissionais para o curso, que considerou “muito bom, embora as aulas se concentrassem num único sábado do mês, as aulas foram muito produtivas e os professores bem didáticos. O conhecimento foi mais completo”.

Em sistema modular, a pós-graduação abordou quatorze grandes temas, entre eles Planejamento Estratégico; Gerenciamento de Projetos; Gestão de Pessoas; Formulação, Planejamento e Gerenciamento de Políticas Públicas; Marketing Público; Direito Administrativo, Licitações e Contratos e Ética e Probidade Administrativa, que substanciam o profissional para atuar frente à administração pública.

Luiz Mesquita, que é assessor parlamentar na Câmara e possui graduação em Administração, aproveitou a oportunidade.  “Além do legado teórico para as assessorias, que ajudou muito, nos dando uma visão mais ampla, principalmente na área de projetos e processos licitatórios, a iniciativa também tem um aspecto social, pois a Câmara facilitou o valor do curso e ofereceu o ambiente para os estudos, agregando mais pessoas”.

Mesquita também ressaltou a importância da troca de experiências, “como o curso foi oportunizado não só aos da Casa, a vivência trazida pelos de fora, do cotidiano de outras gestões e secretarias, foi uma troca de experiências muito boa, alindo teoria e prática”, salientou.

Devido ao sucesso da iniciativa, a 2ª turma do curso já está sendo implantada na Câmara e ainda há vagas para os profissionais interessados, que poderão procurar a Secretaria de Comunicação do Legislativo.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC

SERVIÇO:

O quê: COFFEE BREAK PARA ENTREGA DE 50 CERTIFICADOS AOS GESTORES PÚBLICOS FORMADOS NA CÂMARA DE CUIABÁ

Quando: 9h do DIA 20 DE JUNHO (SÁBADO)

Onde: PLENARINHO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

Informações: 65 3617-1587