02/04/2007
Vereadores homenageiam cuiabanos no aniversário de Dom Aquino Corrêa
Secom Câmara/CBA
Personalidades são homenageados pelos vereadores
Vinte cuiabanos foram homenageados pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (2), em comemoração aos 122 anos de nascimento do bispo de Cuiabá e ex-governador de Mato Grosso, Dom Aquino Corrêa. Eles foram agraciados com o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Dom Aquino Corrêa.

O título foi entregue a personalidades que se destacaram em suas atividades. “A intenção é divulgar a história de Dom Aquino Corrêa e, com isso, resgatar a cultura cuiabana. Nada mais importante do que homenagearmos os filhos ilustres desta cidade que Dom Aquino tanto amava”, ressaltou o vereador Éden Capistrano (PSB), autor da resolução que prevê a honraria, instituída há dois anos.

A cerimônia de entrega da honraria foi marcada pelo resgate à cultura cuiabana. O professor Abel Santos executou os hinos do Brasil e Cuiabá na sua viola de cocho. O bispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio, abriu o evento com uma oração, seguido pelo bispo da Igreja Saara Nossa Terra, Luiz dos Anjos.

Médico e ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gabriel Novis Neves foi homenageado pelo presidente da Casa, vereador Lutero Ponce (sem partido). No discurso de agradecimento, Novis emocionou-se ao receber a honraria que leva o nome de seu padrinho. “Dom Aquino era um homem do mundo. Foi embaixador do Brasil, era reconhecido em todos os centros urbanos do país. Carismático, influenciou toda a juventude mato-grossense de sua geração. Eu devo muito a este homem”, disse.

Para o professor da UFMT, Luiz Lotufo, Dom Aquino foi um dos homens mais culto do Brasil e nada mais justo do que homenageá-lo ressaltando a importância do trabalho feito por seus conterrâneos. “Esta honraria vem coroar o trabalho daqueles que atuam no anonimato, mas fazem a história de nossa cidade”, ressaltou.

A vereadora Enelinda Scala lembrou os feitos de Dom Aquino Corrêa em nome dos demais 18 parlamentares. “Fazer política para ele era colocar-se a serviço da vida. Sereno, tinha um profundo caráter religioso. Era um político respaldado pela ética”, afirmou. Ao final a parlamentar recitou o poema, A Bandeira do Brasil, de Dom Aquino.

Dom Aquino Corrêa nasceu em 2 de abril de 1885 e faleceu no dia 22 de março de 1956. Era poeta, escritor, orientador vocacional, padre, além de ter sido governador do Estado de Mato Grosso. Ocupou a cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Fundou o Instituto Geográfico de Mato Grosso e a Academia Mato-grossense de Letras. Cuiabano, em 1904 foi para Roma onde se doutorou em Teologia. Em 1914 tornou-se bispo auxiliar de Cuiabá, e, no ano seguinte, foi nomeado bispo da região. Publicou seu primeiro livro de poemas no ano de 1917. Dentre seus principais obras como político, consta a conclusão da igreja do Bom Despacho e a conclusão do 16º Batalhão de Caçadores, à época situado no atual Sesc Arsenal.

Os homenageados com o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Dom Aquino Corrêa são: Gabriel Novis Neves (Lutero Ponce), Carlos Renners (Lueci Ramos), Lucilo Libanio (Mário Lúcio), Roberto de Oliveira Lucialdo (Luiz Poção), Marilza Malheiros Fernandes de Souza (Clovito), Caio Cezar Ribeiro Sandoval (Chico 2002), Maria Inês Mesquita Bicudo Filho (Domingos Sávio), Anísio José Guimarães (Leve Levi), Névio Lotufo (Éden Capistrano), Marcus Antônio Godói (Lúdio Cabral), Servantes Caporossi (Deucimar Silva), Márcio Monteiro (Edivá Alves), Benedito Pedro Dorilêo (Enelinda Scala), Aecim Tocantis (Francisco Vuolo), Benedito Francisco de Souza (Permínio Pinto), Levi Dias de Campos (Luiz Marinho), Benedito Souza Mendes (Marcus Fabrício), e Luiz Lotufo (Mesa Diretora).

Assessoria CamaraCba/Andrea Haddad