22/05/2019
Câmara realiza audiência pública sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma audiência pública sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência. O debate foi requerido pelo vereador Vinicyus Hungueney (Progressistas).
Para ele, o momento é oportuno, tendo em vista o processo licitatório do transporte coletivo na Capital, oportunizando a inclusão de medidas resolutivas aos problemas atuais.

"Trata-se de um assunto de alta relevância, e é vital que seja discutido amplamente, a fim de ultimarmos providências voltadas a beneficiar as pessoas que enfrentam problemas de acessibilidade, mobilidade. Esta audiência antecede a realização do processo licitatório do sistema de transporte municipal em Cuiabá. Vamos exigir para que seja implantado sistema sonoro nos coletivos, informando pontos de parada, rotas, localização do ônibus durante o trajeto, etc. Isto beneficiaria também os idosos, analfabetos, etc...", pontuou o vereador.

A ideia, resumiu o parlamentar, é cobrar do Poder Público o acatamento das normativas vigentes na lei voltada à mobilidade urbana, o que representa ganhos coletivos.

"Contemplando-se os direitos das pessoas com deficiência, automaticamente avançamos para beneficiar outros setores sociais. Passa a vigorar uma maior qualidade no sistema de transporte e, também, em outros setores. Em síntese, os reflexos positivos do acatamento integral dos direitos do cidadão deficiente. A implementação de outras medidas que contemplem a categoria se estenderão naturalmente à sociedade inteira".

Para Luiz Carlos Grassi, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), "melhorar a acessibilidade significa direcionar idêntica qualidade de vida à população".

Ele concordou com o vereador Vinicyus Huguney de que o respeito aos direitos da pessoa com deficiência diz respeito à urgente necessidade de oficializar mudanças que neutralizem as barreiras que muitos cidadãos enfrentam diariamente para cumprir tarefas comuns, a exemplo de embarcar num coletivo para ir trabalhar.

"De parabéns, portanto, o vereador Vinicyus Huguney por encampar uma iniciativa tão importante, que, a meu ver, vai conceber conquistas ainda maiores aos que padecem com deficiências em meio aos entraves graves que ignoram sua situação".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá