19/11/2019
Pequeno passo que inicia uma grande caminhada
Câmara Municipal de Cuiabá

A primeira Caminhada Passos que Salvam, idealizada para despertar para a necessidade de buscar o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, agendada para dia 24 (domingo), com largada para às 7h, no Parque das Águas, foi anunciada na Tribuna Livre da Sessão Ordinária realizada na manhã desta terça-feira, pela coordenadora do evento Jusildete Rodrigues, a convite do vereador Toninho de Souza (PSD).

A caminhada é uma ação em nível nacional que vai acontecer simultaneamente em 600 cidades do país sob a coordenação geral do Hospital do Amor da cidade de Barretos, interior de São Paulo, entidade que é considerada uma das maiores referências no tratamento do câncer no Brasil.

Conforme Jusildete pesquisas apontam o câncer infanto-juvenil como a segunda maior causa de morte na faixa etária de 1 a 19 anos. Grande parte dessa conta pode ser creditada ao tratamento tardio. “Por desinformação dos pais, por medo do diagnóstico e até por desinformação de médicos, crianças e adolescentes procuram tratamento quando a doença já se encontra em estágio avançado”, apontou a Coordenadora, fator que dificulta a cura.

Enquanto nos Estados Unidos, até 95% dos diagnosticados são curados, no Brasil esse índice não ultrapassa 55%. O diagnóstico precoce da doença, que é o ideal para alcançar cura, encontra sérias barreiras devido os sintomas serem bastante semelhantes a doenças comuns nessa idade específica. Além disso, existe o despreparo de médicos pediatras que, por isso, demoram em oferecer um diagnóstico rápido e seguro.

Uma vez identificada a doença, é necessário encaminhar o paciente para centros especializados. A caminhada trabalha com a perspectiva de elevar o índice de cura no país, e o objetivo é alcançar o patamar dos EUA.

Além de despertar maior atenção para o problema, a caminhada foi pensada como ação para fortalecer o campo da pesquisa clínica de tumores. E quer também trabalhar pela capacitação de médicos e enfermagem, enviando profissionais para cursos de especialização no Hospital do Amor.

A coordenação da caminhada calcula que a cada ano mais de 200 profissionais da área médica são treinados em Barretos, que passam a ter acesso direto ao hospital para enviar exames, discutir casos e assim agilizar o tratamento.

Para isso, a coordenação trabalha com a venda de kit (camiseta, boné e mochila) ao custo de R$ 35,00, renda que é toda revertida para o projeto.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)