01/09/2009
Associação de Mães Solteiras busca resgatar autoestima e gerar emprego e renda
Luiz Alves
Criada recentemente, a Associação de Mães Solteiras do Estado busca retomar a autoestima, gerar emprego e renda, prestar apoio jurídico, educacional e nutricional às mulheres que de forma "brilhante" se responsabilizam pelos seus filhos praticamente sozinhas. A presidente da associação Maria Betânia Figueiredo, que usou o espaço da tribuna livre desta terça (1º) para divulgar a entidade, conta entre as atividades desempenhadas está o fortalecimento da presença do pai, a realização do teste de DNA e a cobrança da pensão alimentícia. "O pai não pode ser negligente em relação ao filho".

Ela conta que um dos projetos, que aguarda apenas o fechamento de algumas parcerias para ser implantado, pretende atuar na prevenção do uso de drogas por parte dos filhos dessas mães solteiras. Trata-se do Projeto Cuidar que será desenvolvido em conjunto com a Polícia Judiciária Civil do Estado. Porém, em andamento encontra-se o Projeto Colo de Mãe, voltado à mães adolescentes, que funciona em Chapada dos Guimarães. Afim de resgatar contribuir com a renda familiar, sem se esquecer de preservar o meio ambiente, as alunas vão aprender a fabricar vassouras de garrafa peti, além de outros artesanatos.

Para fazer parte da associação deve atender a três requisitos básicos: ser solteira, separada ou viúva. Maria Betânia conta que a ideia de criar a entidade que proteja as mães solteiras surgiu após discussões com base na falta de apoio à essas mulheres. "Percebemos a falta de apoio às mães solteiras e resolver montar uma associação". A sede da entidade fica localizada na Rua Fenelon Muller, n.º 704, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (65) 3321-9820/ 9604-9870.

Pollyana Araújo