15/05/2024
Câmara promove doação de sangue nos dias 15 e 16 de maio
Jessé Soares
A Coordenadoria de Assistência e Saúde do Trabalhador da Câmara Municipal de Cuiabá promove a campanha “Cidadão Sangue Bom”, em uma parceria com o MT Hemocentro, visando reabastecer o banco de sangue público.

A unidade móvel do MT Hemocentro ficará na quarta e quinta-feira (15 e 16) na Praça Moreira Cabral, localizada em frente da sede do Poder Legislativo Municipal. As pessoas poderão doar sangue das 7h30 até 12h30.

Quem quiser doar sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Entre outros critérios estão ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo período de 12 horas antes da doação. Pessoas diagnosticadas com covid-19 devem aguardar pelo menos 10 dias após o fim dos sintomas para agendar uma doação.

A iniciativa ainda vai conceder isenção aos atletas que pleiteiam se inscrever na 8ª Corrida Pela Vida, mediante a apresentação do comprovante na unidade da empresa Chiroli, na XV de Novembro, 550 - Porto. A corrida está programada para o dia 22 de junho. "A única forma de se inscrever para a Corrida Pela Vida é através da doação de sangue. Procurem o Hemocentro e façam suas doações. Dia 22 de junho é a data de mais um grande evento esportivo nessa cidade, e dessa forma estaremos ajudando a salvar vidas e a população cuiabana. É mais uma ação da Câmara Municipal de Cuiabá", comentou o presidente Chico 2000 (PL).

SALVE VIDAS – Esse gesto de solidariedade pode ajudar a salvar até quatro vidas, a partir de um único doador. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

30/05 - Projeto de lei articulado pelo SISPUMC reduz a carga horária para assistentes sociais e cuidadores
29/05 - Em cerimônia inédita, Maysa Leão homenageia ceramistas de Cuiabá
29/05 - Projeto de Adevair Cabral concede gratuidade de estacionamento rotativo as pessoas com deficiência e idosos
29/05 - Câmara promove aula prática sobre Processo Legislativo para alunos de Direito