14/11/2013
Adevair Cabral propõe concessão de 20% de cotas para índios/negros
Walter Machado
Adevair Cabral: Concessão de 20% (cota) para índios/negros em Cuiabá é uma medida justa
A exemplo das cotas garantidas constitucionalmente aos portadores de necessidades especiais em concursos vestibulares e outros, o vereador Adevair Cabral, PDT, utilizou o Grande Expediente hoje (14-11) para detalhar projeto de lei que garanta 20% de cotas para negros e índios quando da instituição de concursos públicos também no município de Cuiabá.

Trata-se de projeto já aprovado pelo Congresso Nacional e em prática no Rio de Janeiro, informou o pedetista, com ganhos sociais inestimáveis.  Ele explicou que a declaração dos candidatos para se inserir entre os beneficiários das cotas é facultativa.

"Se não quiserem declarar pré-disposição de utilizar este direito, podem fazer o concurso normalmente. Entendo que é um projeto excepcional, muito importante. E gostaria de contar com o apoio de todos os colegas vereadores".

Adevair Cabral também apresentou Moção de Aplauso ao vereador/médico Ricardo Saad, PSDB, diretor do Hospital Santa Helena, em Cuiabá. "Ele nem sabia que apresentaria esta Moção. Mas sou testemunha do grande trabalho social que Saad faz na área médica. Atende quantos precisam dele, gesto de humanidade expressa, elogiável".

Ele citou a atuação destacada de Saad à frente do Hospital Santa Helena. "Para se ter uma ideia, Chapada dos Guimarães não dispõe de um só núcleo de maternidade. As gestantes chapadenses têm dado à luz em Cuiabá, em sua maioria no Hospital Santa Helena, que atende carentes e não carentes. Unidade estruturada, de atuação exemplar, recordista em número de partos na capital. E tem o colega Ricardo Saad como seu diretor".

Num aparte, o vereador Toninho de Souza, PSD, informou apoiar integralmente a indicação da Moção de Aplauso para o médico e vereador Ricardo Saad. Lembrou que VG, “aqui pertinho, ao lado”, não dispunha igualmente de serviço de maternidade até há pouco tempo. Todas as pacientes eram deslocadas para Cuiabá – Santa Helena.

"Há mais de três meses que Várzea Grande não realizava um único parto - uma vergonha! Só recomeçou recentemente. Desse jeito, a população de Cuiabá irá superlotar ainda mais, pois o interior, municípios sem maternidade, está mandando gestantes para que os partos sejam realizados aqui".

Outro parlamentar a endossar a concessão da Moção de Aplauso a Ricardo Saad foi o presidente da Casa de Leis, João Emanuel, PSD. "Doutor Saad tem nos honrado e orgulhado este Parlamento com sua pessoa e trabalho fenomenal na área médica. Um desempenho caracterizado pela humanização do atendimento. Na condição de vereador, ele é fiscal incansável das deficiências que têm deixado a população usuária do SUS em estado precário. Aplauso e assino conjuntamente esta homenagem de autoria do vereador Adevair Cabral. Antes de tudo, a Moção de Aplauso ao colega Ricardo Saad tem caráter de justiça e reconhecimento ao valor de uma grande figura humana”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara