09/09/2019
Câmara de Cuiabá debate retomada das obras do Rodoanel em audiência pública
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta segunda-feira (09) uma audiência pública para debater a retomada das obras do Rodoanel e seus impactos perante o comércio e a população no geral. O evento foi promovido em parceria com a Assembleia Legislativa, Senado Federal e Câmara de Várzea Grande.

“A classe política está mostrando união para defender os interesses da sociedade. Estamos lutando pela retomada dessa obra porque, além de desafogar o trânsito, ainda irá criar uma nova avenida que irá integrar as cidades de Cuiabá e Várzea Grande”, disse o presidente do Parlamento Cuiabano, vereador Misael Galvão.

Neste mesmo sentido, a vereadora de Várzea Grande, Gisa Barros destacou a importância da conclusão desta obra para a trafegabilidade da cidade industrial.

“O Rodoanel vai desafogar a Rodovia dos imigrantes, que é um perímetro caótico no que se refere ao trânsito. A execução dessa obra irá desobstruir o trêfego de carros da região. Espero que a burocracia não perdure por mais 10 anos, pois esta é uma obra que irá melhorar a questão de mobilidade urbana”, enfatizou..

O presidente da Assembleia Legislativo, deputado estadual Eduardo Botelho, destacou a importância da participação de todas as categorias no debate, tendo em vista que, além da questão estruturante, a obra irá atingir também ao comércio e a trafegabilidade das duas cidades.

“O Rodoanel é muito importante para nós, para o aglomerado urbano e para o estado de Mato Grosso como um todo, uma vez que o trânsito tem paralisado muito na travessa de Cuiabá e Várzea Grande, criando transtorno para o perímetro urbano.

Então, o Rodoanel vem para resolver esse e outros problemas viários. Sabemos que a obra vai sair, por isso dessa audiência, pois não tratamos só da engenharia do projeto, como a questão social referente ao comercio, mobilidade, enfim”, enfatizou.
Representando o senador Wellington Fagundes (PR), o assessor parlamentar José Marcio Guedes ressaltou a disposição do republicano e dos demais integrantes da bancada federal em auxiliar o Governo do Estado a retomar essa obra.

“O senador não pode estar presente devido a uma agenda do Senado no exterior, mas vim representar a sua disposição em ajudar a resolver essa situação e garantir a retomada das obras. Percebemos isso também em toda a bancada”, disse.

As obras do Rodoanel estão paralisadas desde o ano de 2010, após denúncia de fraude na licitação. Trata-se do contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, que tem uma extensão de 52 quilômetros de pista duplicada, a qual beneficiará direta e indiretamente mais de 39 bairros, atingindo cerca de 420 mil pessoas.

O projeto passa pela BR 163/364 em Várzea Grande, na altura do rio Pari e pela BR 070/163/364 em Cuiabá, na região do Sinuelo. Dos 52 quilômetros de extensão em pista de concreto, 41 km ficam na Capital e outros 11 km na cidade vizinha.

Após a sua conclusão, o Complexo irá ligar a região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o Distrito Industrial de Cuiabá, passando pela estrada da Guia (MT-010), Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), chegando a BR-364, recebendo assim todo trafego de veículos pesados da BR-163, desafogando o núcleo urbano de Cuiabá e Várzea Grande.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Orlando Fanai lembra que o Governo do Estado já possui R$ 130 milhões em caixa para retomar as obras. De acordo com ele, a construção de um novo edital de licitação já está sendo trabalhado.

“Apesar de ser uma obra de R$ 500 milhões, o Governo já possui uma quantia significativa em caixa. Estamos em desenvolvimento com aSinfra para lançar esse editar e dar continuidade as obras. Com o apoio do Governo do Estado e da bancada federal vamos conseguir entregar uma obra de qualidade para a população”, contou.

O secretário-adjunto da Casa Civil, Carlos Brito afirma que, a fim de garantir o apoio do Governo Federal na conclusão desta obra, o governador Mauro Mendes, inclusive, se propôs a aportar recursos de contrapartida.

“Esses nove meses de governo, debruçamos sobre esse projeto, que foi revisto dentro de todo o conjunto, pois passou-se muitos anos e precisou de atualizações. É um trecho dentro de Cuiabá e Várzea Grande,  mas que auxilia a todo o estado. O ante-projeto está pronto, essa licitação se dará por RDC para ganharmos tempo. É uma obra pra marcar historia no crescimento do nosso estado, em especial da região metropolitana”, finalizou.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo