11/09/2019
Vereador quer câmeras de segurança em unidades de saúde
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

Um projeto de lei de autoria do vereador Adilson Levante (PSB), que dispõe sobre a implantação de sistema de vídeo-monitoramento nas unidades de saúde da Capital, está tramitando na Câmara Municipal Cuiabá.

Na sessão ordinária da terça-feira (10), o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) sobre o projeto foi aprovado por maioria dos votos. Com isso, a matéria deve retornar à pauta de votação nas próximas sessões para análise do mérito.

Na prática, a proposta prevê a instalação de câmeras de segurança na parte externa e interna de todas as unidades de saúde, seja Unidade Básica de Saúde (UBS), Posto de Saúde da Família (PSFs), Policlínicas, Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro.

Além disso, o projeto ainda determina a instalação de, no mínimo, uma câmera de monitoramento ininterrupto, com captura de áudio e vídeo, nos corredores e entrega de cada stand/Box da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e/ou Centro de Tratamento Intensivo (CTI) dos hospitais da rede pública.

De acordo com o parlamentar, a medida visa garantir maior segurança às unidades de saúde, e ainda o controle por parte do Poder Público sobre o que ocorre nas mesmo.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá