18/06/2009
Demonstração de Dança Sênior é feita no saguão da Câmara
Fablício Rodrigues
A convite do vereador Professor Néviton (PRTB), integrantes da Regional 5 do Conselho Nacional de Dança Sênior fizeram uma explanação do significado da dança e deram demonstração no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta (18). Os vereadores também participaram das coreografias que são elaboradas pensando nos idosos e deficientes físicos, no entanto atraem pessoas de todas as idades. A dança tem o intuito específico de estimular o idoso a sair do isolamento, formar dirigentes em cursos e programas definidos e organizados exclusivamente pela dança sênior, além de congregar grupos em encontros regionais e nacionais visando o aperfeiçoamento de ações para uma velhice feliz.

A dança sênior é dividida em três partes. São elas: dança sentada, geronto ativação e a dança propriamente dita. A dança sentada é uma atividade de alegria descontraída para idosos com limitações ou sentados em cadeiras de rodas. Utiliza aparelhos manuais como bastonete, bola, flor, lenço e outros para enriquecer a coreografia. São usadas músicas específicas com temas como a chuva, a formiga, colheita de laranjas e outros. Já a geronto ativação atua na prevenção de limitações precoces da velhice.

Dança

A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração e não utilização de esforços intensos. Foi criada em 1971, na Alemanha, por Ilse Tutt, coreógrafa e psicopedagoga social, juntamente com um grupo de psicopedagogos sociais, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país.

Mais informações sobre o curso entre em contato com a coordenadora da Regional 5 pelo (66) 3419-3086.

Pollyana Araújo