17/09/2019
Em audiência pública vereadores expõe empenho em levar asfalto para o bairro Paiaguás e região
Câmara Municipal de Cuiabá
Na época da seca a poeira, na época da chuva a lama. Essa é a realidade das pessoas que moram em bairros sem asfalto. A condição é imputada principalmente em bairros oriundos de invasão e que que crescem desordenadamente.

Para tratar do assunto, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou na noite desta segunda-feira (16) uma audiência pública com os moradores dos bairros Jardim Itapuã, Três Poderes e Paiaguás I e II.

A solenidade aconteceu no Centro Comunitário do bairro Paiaguás II e contou com a participação maciça de moradores da região, que há mais de 20 anos lutam pelo asfalto para a comunidade.

A audiência é fruto da atuação dos vereadores Misael Galvao (PSB)e Sargento Joelson (PSC), mas contou com a presença dos vereadores Toninho de Souza (PSD), Dilemario Alencar (PROS), Vinicyus Gungueney (PP), Zidiel Coutinho (PV) e Abilio Junior (PSC).

Na oportunidade, os vereadores presentes anunciaram uma solução para o entrave. Os parlamentares uniram esforços com o Executivo Municipal e a bancada federal de Mato Grosso, a fim de garantir a liberação de R$ 12 milhões, oriundos de um financiamento firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica Federal, para o asfaltamento dos bairros Jardim Vitória, Jardim União e Jardim Florianópolis.

Esse recurso seria utilizado para dar início nas obras de pavimentação asfáltica do Jardim Itapuã, Três Poderes e Paiaguás I e II. Para garantir o asfaltamento de 100% dos bairros, contudo, os vereadores ainda pleiteiam um aditivo junto à Caixa Econômica.

“Nós participamos de uma reunião na Superintendência da Caixa Econômica em Cuiabá na tarde desta segunda-feira, onde tivemos uma notícia boa para esses bairros. Encerrando as obras do Jardim Vitória, a Prefeitura irá solicitar para a Caixa Econômica pedindo esse recurso que vai sobrar para ser encaminhado para esses bairros. Vamos cobrar a prefeitura para que termine o quanto antes essa obra para começar o asfalto nesses bairros, realizando o sonho da comunidade”, explicou o vereador Vinicyus Hungueney (PP), primeiro-vice-presidente do Parlamento Municipal.

O vereador Toninho de Souza (PSD) ressaltou a importância da união de forças para atender ao pleito da comunidade. “São R$ 12 milhões de sobra que já estão garantidos para esta obra. Mas para garantir a conclusão de 100% dela será necessário um aditivo. Então, vai precisar da união dos vereadores, do Executivo e da bancada federal para garantir o mais rápido possível esse dinheiro para o início dessas obras”, enfatizou o social democrata.

O vereador Sargento Joelson (PSC) ressaltou a luta dos moradores da região para garantir o asfaltamento dos bairros para ter uma melhor qualidade de vida.

“Essas comunidades têm mais de 20 anos lutando pelo asfalto. A ideia dessa audiência pública foi justamente mostrar para os moradores que existe essa possibilidade muito mais rápida e concreta”, pontuou.

Para o presidente do bairro Três Poderes, Endry Lucas, o asfalto é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida dos moradores da região.

“Na época da seca a gente tem muita poeira, trazendo muitas doenças. Além disso, a linha do ônibus não consegue entrar no bairro por conta da falta de asfalto. Na época de chuva temos lama, as ruas ficam esburacas, prejudicando totalmente a trafegabilidade de ônibus e outros veículos”, explanou.

Na oportunidade, o vereador Dilemário Alencar (PROS) foi ainda mais além e pediu que a Câmara Municipal lute para que o asfalto também chegue a outros bairros circunvizinhos.

“Uma audiência pública importante, porque ela discute com o bairro as suas angústias. Eles estão esperando há muito tempo o asfalto e criou-se a expectativa de que com a sobra de recursos o asfalto possa chegar a esses quatro bairros. Aproveitando isso, eu pedi também que não fique de fora os bairros Jardim Ubirajara e o Chico Mendes, porque são bairros circunvizinhos, e se esses seis bairros fossem asfaltados, resolveria todo o problema de região”, explicou.

Já o vereador Zidiel Coutinho (PSB0 destacou o trabalho dos vereadores da Capital, que tem buscado defender os anseios da população, independente da região da cidade.

“Nós tivemos votos em toda região de Cuiabá, somos vereadores do povo. Estarei em todos os bairros para representar a população e cobrando ações do Executivo para beneficiar toda a população”, disse.

Para o presidente do Parlamento Cuiabano, vereador Misael Galvão (PSB), o debate foi muito positivo.

“Foi uma audiência muito positiva. Eu acredito muito, e vamos trabalhar para que esse seja o ultimo Natal que essa população passe sem o asfalto. Se precisar redobrar os pedidos ao prefeito, a Caixa Econômica, ao Ministério Federal para que possa ser liberado essas obras o mais rápido possível, vamos fazer. Junto dos vereadores, deputados federais, senadores vamos lutar para que esse asfalto saia mais rápido”, finalizou.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá