25/09/2019
Ministério Público propõe parceria com a Câmara para estreitar diálogos de valorização social
Câmara Municipal de Cuiabá
Na manhã desta quarta-feira (25), o Presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão (PSB), esteve em reunião com o procurador de Justiça, Edmilson da Costa Pereira, da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania e o Promotor Ezequiel Borges de Campos na sala da presidência.

O procurador veio apresentar o projeto Diálogo para a Valorização do Controle Social, envolvendo o Mistério Público, o Legislativo Municipal e o Governo do Estado. Na reunião, o Dr. Edmilson da Costa propôs a abertura de diálogo para inserir o processo de conciliação como alternativa na resolução de problemas apresentados ao parlamento, principalmente, oriundos da comunidade, isso com o apoio do Ministério Público.

O objetivo maior da proposta é implantar o processo de mediação em conflitos que envolvam as áreas da Saúde, Cidadania, Educação, Idoso, Consumidor, Pessoa com Deficiência, Meio Ambiente, Crianças e Adolescentes e Patrimônio Público.

“Nesse diálogo, é importante esclarecer aos integrantes do parlamento sobre o efetivo papel do Ministério Público na defesa da sociedade, mas, sobretudo, motivá-los para que se empenhem na promoção de medidas que fortaleçam o controle social. E no caminho para tal escopo, está a projeção de questões pontuais...” que afetam o interesse comunitário, esclareceu o procurador de justiça.

O Presidente da Câmara recebeu a proposta de forma positiva, ele acredita que o projeto fortalece principalmente a interlocução do Legislativo com a população. “A parceria já está consolidada, é muito importante a interlocução entre a população e parlamentares”, afirmou Misael.

O Presidente agendou a próxima reunião para segunda-feira (30), na sala das Comissões vereador Júlio Pinheiro, quando os representantes do MP irão detalhar o projeto Mistério Público e Legislativo Municipal – Diálogos para valorização do controle social, aos vereadores e secretários.

Elizangela Tenório - Câmara Municipal de Cuiabá