25/09/2019
Câmara promove debate sobre direitos da pessoa idosa
Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (25) uma audiência pública para debater sobre a condição de vida da população da melhor idade.  Solenidade é fruto de um requerimento do vereador Dilemário Alencar (PROS), proposto em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 25 de setembro.

Na oportunidade, o parlamentar, que atua como presidente da Comissão de Amparo a Criança, Adolescente e Idoso no Parlamento Municipal, falou sobre várias áreas de atuação que o Legislativo vem atuando em prol da categoria.

Dilemário afirma que vem lutando junto ao Executivo Municipal para garantir que idosos tenham preferência na fila de atendimento a saúde.

De acordo com ele, mais de 60 mil pessoas encontram-se na fila da Central de Regulação aguardando exames, consultas e cirurgias. “Dentre esses 60 mil existem idosos e eles não tem prioridade nesse atendimento. Então, nós vamos buscar uma forma de que seja respeitado o estatuto do idoso para que essas pessoas tenham prioridade no atendimento da central de regulação. Tem idoso, por exemplo, que quando recebe a ligação da Central já ate faleceu. Isso não pode acontecer”, explicou.

A audiência ainda foi debatido o crescente número de violência contra a pessoa idosa. “Colocamos a necessidade de o Governo do Estado criar a delegacia de defesa do idoso, pois cada dia aumenta a violência contra o idoso e nós precisamos ter uma política publica voltada a segurança do idoso”, disparou.

Para o promotor de justiça Ezequiel Borges, esse debate é de extrema importância, pois alerta a sociedade como todo sobre os direitos da pessoa idosa.

“É fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo no sentido de, não só verificar as condições e garantias do direito do idoso, como também buscar mecanismos para que esses direitos sejam respeitados por todos, sejam pelo poder público e sociedade em geral”, pontuou.

Diversas autoridades participaram da discussão. Entre eles, Wilton Coelho, secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano do município Sandrin Oliveira Rezende, presidente do Conselho do Direito do Idoso, e Isandir Rezende, presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso.

Kamila Arruda - Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app