27/09/2019
Para dar mais agilidade e condições de trabalho, Câmara realiza locação de veículos
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

Foi realizado nesta quarta-feira (25) o pregão presencial nº 015/2019, que prevê a contratação de empresas de locação de veículos para a Câmara Municipal de Cuiabá. No total, três empresas consagram-se vencedoras. Tratam-se da ArtCar, a LestTour e a DoannyTour.

A licitação foi realizada na modalidade Pregão Presencial para Registro de Preços, em conformidade com a Lei Federal nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 5.456/14 e, subsidiariamente, a Lei Federal nº 8.666/93.

O valor estimado na licitação era de R$ 1.470 milhões ano. O resultado final, entretanto, garantiu uma economicidade de mais de R$ 650 mil, tendo em vista que o valor final do certame ficou em R$ 774,6 mil ano, incluindo seguro e taxa de franquia.
No total, oito empresas participaram da licitação. A ArtCar ficará responsável pelo fornecimento de 36 veículos tipo hatch com motorização 1.0 ao custo de R$ 1.190 ao mês, a DoannyTour cederá uma van sob o pagamento de R$ 6,5 mil mês, e o ônibus será fornecido pela LestTour, sendo pago R$ 1.490 mil, apenas quando for utilizado.

Vinte e Cinco veículos serão entregues aos gabinetes parlamentares e os demais serão repassados às secretarias para execução de serviços administrativos.

Já o ônibus e a van servirão para o andamento de diversos projetos do Parlamento, como o “Cuiabaninhos na Câmara”, que levará estudantes de escolas públicas para conhecerem e acompanharem os trabalhos do Legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Misael Galvão (PSB), explica que a ação faz parte de um planejamento de gestão do Parlamento e a intenção da medida é de dar condições de trabalho aos parlamentares e atender as demandas das Secretarias do Legislativo.

“Está no nosso plano de gestão a ampliação das ações da Câmara e isso só será possível com a existência de uma estrutura mínima de trabalho aos vereadores e servidores”, lembra o parlamentar que também enumerou ações como a ouvidoria itinerante, que busca ouvir os anseios, críticas e queixas da população, as audiências públicas, sessões solenes e sessões fora da sede do Legislativo, que requerem estrutura de transporte para serem efetuadas.

Atualmente, a Câmara possui dois veículos, sendo um em estado preocupante de conservação. “A frota atual não permite à Câmara Municipal atender a sociedade de uma forma adequada. Aproximar o Legislativo do cidadão, contribuinte, pagador de impostos, é uma de nossas metas e, com este certame, teremos mais condições de fazer isso”, destaca o presidente da Câmara.
Cuiabá é um município com área total de 3.266,53 km2, com mais de 115 bairros legalmente definidos, zona rural, distritos e diversas áreas ainda não oficializadas, que, por se tratarem de situações críticas, formadas por invasões (grilagem), demandam ainda mais necessidades.

Dentre os agentes políticos da República, o vereador é aquele que percorre cada bairro e está mais diretamente está ligado à população. “Dia a dia, é o vereador que presencia a situação estrutural das ruas, dos esgotos, de casas não atendidas por energia elétrica ou água tratada, uma vez que cabe ao edila fiscalização de cada serviço desenvolvido pelo Poder Executivo Municipal, inclusive, em questões tão cruciais com as de saúde e educação”, completa Misael.

Desta forma, o parlamentar municipal necessita de meios para cumprir com a sua missão constitucional de exercício da Vereança.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá