09/10/2019
Dr. Xavier quer transformar a E.E. Machado Neves num Centro de Educação Infantil
Assessoria de Imprensa
Parlamentar cuiabano visitou recentemente as instalações da antiga E.E. José Machado Neves da Costa, situada na Cohab Nova. O avançado estado de abandono do imóvel preocupa os moradores da Cohab e adjacências, que recorreram a Dr. Xavier para mobilizar providências urgentes. E em audiência com o secretário-chefe da Casa Civil do Governo de MT, Mauro Carvalho, Dr. Xavier sugeriu que ali seja sediado um Centro de Educação Infantil. Também manifestou indignação acerca da pretensão do governo em implantar no prédio uma unidade prisional em regime semi-aberto

Acompanhado do deputado estadual Paulo Araújo e de representantes da Cohab Nova (Cuiabá), o vereador Dr. Xavier esteve em audiência com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, oportunidade em que expôs a grave situação de abandono das instalações da antiga E.E. José Machado Neves da Costa, unidade educacional desativada há anos. Dr. Xavier enfatizou ao secretário que esse imóvel pode comportar perfeitamente um Centro de Educação Infantil, capaz de atender a Cohab Nova (Região Oeste) e os bairros adjacentes. Atualmente, a antiga sede do núcleo de Educação tem sido utilizada para abrigar moradores de rua e usuários de drogas.

Nas audiência, o vereador também se posicionou contrário à utilização do espaço da E.E. Machado Neves para sediar uma unidade prisional em regime semi-aberto, projeto governamental em fase de tramitação, via Tribunal de Justiça. Dr. Xavier defende a readequação desse espaço para se tornar um Centro de Educação Infantil. Ele salientou ao secretário o desconforto geral causado pelo anúncio do projeto governamental no âmbito comunitário.

"Ouvimos os moradores da Cohab Nova, e todos são taxativamente contrários à implantação do semi-aberto nas instalações da E.E. Machado Neves. Oficializamos esta audiência com o titular da Casa Civil, Mauro Carvalho, justamente para manifestar que a intenção do governo confronta 100% a vontade comunitária. Reivindicamos, ainda, a sensibilidade do governador Mauro Mendes, autoridade sempre preocupada com Cuiabá, nesse sentido. O ideal é sediar na velha sede da E.E. Machado Neves um Centro de Educação Infantil. Complexo que será de concreta utilidade social às crianças daquela região", preconizou.

O secretário Mauro Carvalho garantiu que o governador está realmente sensível à posição manifestada pelos moradores da Cohab Nova. "Na semana que vem acontecerá outra reunião com outras pessoas envolvidas", anunciou. "Teremos uma solução, sim, e com certeza positiva aos moradores da Cohab Nova. Existe essa reivindicação do Centro de Educação Infantil por parte do vereador Dr. Xavier, mas essa é uma outra negociação que o governador irá definir oportunamente. Apoiamos, enfim, a iniciativa de Dr. Xavier e do deputado estadual Paulo Araújo no que tocante a uma decisão que contemple os moradores da Cohab Nova".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier