19/04/2007
Festeiros de São Gonçalo visitam a Câmara
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Ana Maria Neves - recebe os festeiros de São Gonçalo
Os festeiros da tradicional “Festa de São Gonçalo” estiveram visitando a Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (19) e foram recebidos por Ana Maria Neves, esposa do presidente Lutero Ponce (sem partido), no gabinete do vereador.

O rei dos festejos, o vereador Francisco Vuolo (PR), acompanhado da esposa Cassyra Vuolo, rainha do evento, enfatizou a importância da comemoração para a população local, devido à tradição. “A Câmara é o espaço oficial, representante do povo e o lugar ideal para divulgar a tradicional festa do município, além de se tratar de um ato de reconhecimento dos vereadores, pela cultura local”, declarou.

Além de Vuolo, os demais parlamentares também prestigiaram a presença dos festeiros na instituição. A festa, que tem a organização da Paróquia de São Gonçalo, localizada no bairro Porto faz parte do calendário oficial da capital, desde a aprovação do projeto de lei, estipulando a comemoração da data, pelo vereador Clovito (PTB), durante o primeiro biênio da 16ª Legislatura, da Casa de Leis.

A arrecadação proveniente da festa, segundo Vuolo, será revertida a ações sociais da própria paróquia, realizadas no Porto e imediações do bairro. A programação do evento, segundo Vuolo, começou há uma semana, com a realização da novena e culminará com a procissão luminosa com a imagem do Santo, que sairá do Museu do Rio até a Paróquia, na noite de domingo. Durante o evento ainda haverá missas, quermesse e show artístico, com cantores regionais.

Histórico - São Gonçalo de Amarante (1187 – 1260), Santo português, sacerdote, após alguns anos como pároco peregrinou durante 14 anos na Itália e na Terra de Jesus.
Na sua volta, entrou na Ordem dos Dominicanos e dedicou o resto de sua vida na Vila de Amarante, rezando e ajudando os pobres. Morreu com fama de santo milagroso, sobretudo para os problemas “dos ossos”.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira