10/01/2020
Profissionais do Ambulatório Médico da Câmara: histórias de lutas e dedicação no serviço público
Câmara Municipal de Cuiabá
Ao longo de sua historia de serviços prestados a Câmara Municipal de Cuiabá, o Ambulatório Médico tem sido notado pela presteza e dedicação aos serviços no quesito saúde.

No destaque desse papel estão profissionais médicos, dentistas e enfermeiros, assim como todo pessoal de aporte a saúde publica, levando a melhor condição de atendimento a quem precisa.

Entre eles está o médico João Leopoldo Baçan, de 35 anos, casado pais de duas filhas, e que há oito anos via concurso publico, se dedica a medicina de prevenção a saúde do servidor publico. Cacerense de nascimento e cuiabano de coração, é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (UNIC), fez residência médica em Chapada dos Guimarães, quando decidiu ser servidor publicou concorrendo a uma das vagas no Ambulatório Médico do Legislativo Cuiabano.

A Reportagem da Secretaria de Comunicação conversou com o médico, que destaca que ser servidor é uma missão, diante do juramento que fez quando se formou médico.

SECOM: O senhor já almejava trabalhar no serviço público?
João Baçan: “Eu tive que fazer uma escolha na época, ou ser servidor da câmara municipal, ou terminar minha residência, comecei a conciliar os dois afazeres, mas vi que não ia dar certo, tive que escolher e escolhi aqui, hoje eu tenho certeza que fiz uma escolha de vida acertada, por que agradeço a câmara por tudo e gosto muito de trabalhar aqui”.

SECOM: Como é trabalhar na Câmara de Cuiabá?
João Baçan: “É muito gratificante, por que a gente trabalha com pessoas que precisam são carentes e necessitam desse serviço que traz resultados para a população, e eu tenho orgulho de ser servidor publico, mesmo em época turbulenta para o legislativo cuiabano, a gente sempre defendeu a câmara com unhas e dentes. Aqui é nossa casa, e temos que defender nosso território”.

SECOM: Como é o atendimento, o servidor publico geralmente chega na prevenção ou algum caso de doença grave?
João Baçan: “Com todo o serviço publico é bem variado, como fazemos atendimento clinico geral, atendemos desde crianças a idosos, então acabamos vendo de tudo um pouco. Mas as doenças crônicas são as mais prevalentes, pressão alta, diabetes, obesidades, ou coisas mais agudas mesmo, tais como pneumonia, infecção de urina, e bem variado”.

SECOM: Como ele pode ter uma saúde melhor buscando a prevenção?
João Baçan: “Aqui temos uma equipe disciplinar, a gente fala a parte medica, mas tem enfermagem, fisioterapia, esses profissionais acabam trabalhando a questão da prevenção e da educação e saúde e acompanhamento, a fisioterapia que faz a reabilitação de doenças lombalgias, tendinite, solicitamos exames de rotina para a gente acompanhar além de muitas campanhas de saúde, como prevenção ao câncer de mama, e próstata”.

SECOM: O que o senhor acha desse plano de reforma da câmara, notadamente a expansão do espaço do ambulatório médico?
João Baçan: “A nossa realidade física, ela necessitava de fato de adequações, principalmente em atendimento a vigilância Sanitária regularizando nossa situação, foi importante essa atitude que o presidente fez, de realizar a reforma, de adequar o ambiente, o que de trazer qualidade para o servidor que busca o ambulatório, e vai ter um local que tem acessibilidade, mais conforto e adequado as necessidades. O presidente está de parabéns por que foi atitude correta da mesa, está de parabéns”.

SECOM: O senhor agora já faz parte da historia desse ambulatório para os trabalhadores da câmara, como o senhor se sente?
João Baçan: “A gente pensa sempre em deixar um nome , um legado com o nosso trabalho por onde passamos, pensamos sempre no melhor para o serviço médico. Tenho certeza que nosso nome vai ficar para a história nessa casa de leis. Agradeço muito a Câmara Municipal, é uma honra trabalhar aqui e ajudar os servidores da casa”.

Adão de Oliveira - Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app