Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
29/01/2020
Arquivo Geral passa por revitalização e abre as portas para a população
Câmara Municipal de Cuiabá
Em breve a Câmara Municipal de Cuiabá vai reabrir um dos mais importantes espaços para cuiabania, pesquisadores, historiadores, estudantes e o cidadão interessado em saber um pouco mais da história, trajetória política e administrativa da Capital e do Poder Legislativo.  

Trata-se do Arquivo Geral do Parlamento Municipal, que passou por manutenção, e teve seu espaço todo revitalizado, graças a uma iniciativa da Mesa Diretora, presidida pelo Vereador Misael Galvão (PTB).

Com previsão de reabertura e entregar de todo espaço no próximo mês de Fevereiro, o local foi todo redesenhado, ampliado e reaparelhado.

O Arquivo Geral do Legislativo Cuiabano vai receber o nome do Vereador Clovis Hungueney, o “Clovito”, falecido em 2015, quando ainda exercia o mandato parlamentar.

O espaço recebeu máquinas e equipamentos para o trabalho de preservação, conservação de documentos e até passou por pequenas restaurações, a começar pela instalação de modernos arquivos deslizantes. As quatro unidades são as provas de fogo e umidade além de outros entenderes do tempo como fungos e poeira. 

A gestão documental surgiu ainda nos anos 90 em forma de lei, com a finalidade de se preservar a história e o patrimônio público. A servidora Veraciney Zago, ao lado da colega de departamento Sueli Garcia do Nascimento, ambas historiadoras, lembram muito bem o cenário que era o arquivo geral. 

“Aqui era difícil de trabalhar, era local até insalubre, e inapropriado, tinha goteira, muito pó, mofo, em fim era muita dificuldade”, relembra Sueli, ao assumir o posto para organizar o arquivo. 

“Tudo aqui era uma bagunça, documentos oficiais misturados a documentos administrativos da Casa de Leis, tivemos muito trabalho para organizar tudo”, também afirma Veraciney, que completou 23 anos como servidora pública no ano passado. 
No início desta gestão, as duas servidoras enviaram um documento descrevendo a situação difícil do local, e também o setor de almoxarifado onde o quadro não era diferente do arquivo geral. 

Ao receber o documento, o presidente visitou o espaço e conheceu a realidade do local. A partir de então, dentro da iniciativa de planejamento estratégico, decidiu promover a revitalização completa do Arquivo Geral.

A dedicação ao serviço público garantiu as servidoras Veracinei e Sueli o posto de guardiã e curadoras dos documentos oficiais da Câmara Municipal de Cuiabá. 

O próximo passo agora será a digitalização do acervo, como atas, e outros documentos oficiais. “O nosso trabalho de preservação dos documentos vai continuar, em outra etapa, até por que ao ser verificado cada um dos documentos, ou digitalização, vamos promover o descarte, tudo isso, graças a visão da mesa diretora em promover essa reforma completa”, disse a servidora Arquivo  Suely Garcia Nascimento.

“Em breve, todos os serviços estarão a disposição da comunidade, graças a determinação da mesa diretora da casa e em conservar a nossa historia”, finalizou Veraciney.

Adão de Oliveira - Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.