18/02/2020
Projeto incentiva visita de estudante aos espaços históricos e Culturais de Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá

A proposta do vereador Luís Claudio é dar oportunidade para que estudantes da rede pública possam vivenciar a história e cultura mato-grossense

O vereador Luís (PP) apresentou, na última sessão (14) da Câmara de Vereadores de Cuiabá, o projeto de Lei nº 0033/2020, intitulado “A Escola na História”. Iniciativa que visa proporcionar o acesso de alunos da rede pública municipal de ensino aos pontos históricos, culturais e turísticos de Cuiabá.

O Projeto tem caráter educacional e inclusivo ao propor a realização de visitas pedagógicas aos museus, entidades culturais e lugares de importância histórica e paisagística da capital, oportunizando uma vivência diferenciada para estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. A proposta também atende a necessidade de realização de atividades extracurriculares que ajudam a trabalhar habilidades individuais, geram sociabilização e aumentam o autoconhecimento.

Do ponto de vista cultural as visitas periódicas propostas pelo projeto também estimulam a preservação e memória da história local, a preservação do patrimônio arquitetônico, material e imaterial da capital mato-grossense. Estimulando, ao mesmo tempo, o sentimento de pertencimento e herança cultural nos estudantes, facilitando o aprendizado de matérias como história, geografia, literatura, artes e ciências naturais e a descoberta dos museus como espaços de interação e aprendizado.

Segundo Luís Claudio, o projeto também inova ao permitir que o poder público possa realizar parcerias ou receber patrocínios de empresas privadas, dispostas a financiar as atividades do projeto e em contrapartida divulgar suas marcas e serviços. Fortalecendo, assim, a imagem pública de responsabilidade social das empresas parceiras.

“Estamos instituindo este projeto para oportunizar que nossas crianças e jovens possam ter acesso ao nosso valioso patrimônio histórico e cultural, com seus museus, prédios seculares, acervos, bibliotecas e exposições. Precisamos despertar em nos estudantes a vontade de conhecer e preservar nossa história, nossa memória, nossa cultural e nossas tradições. Fortalecendo em cada um deles a noção de identidade e pertencimento. Isso enriquece o processo pedagógico de nossas escolas e desperta o interesse dos alunos por um ensino mais contextualizado e significativo”, destacou o vereador Luís Claudio.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio