21/02/2020
Dr. Xavier: "Nova ponte do Taquaral {Terra Vermelha} é conquista nossa em prol dos produtores familiares"
Assessoria de Imprensa
Parlamentar se empenhou pela construção de moderna ponte de concreto na comunidade rural Terra Vermelha, situada no Distrito da Guia. Processo licitatório está prestes a ser finalizado, para início efetivo das obras

O vereador Dr. Xavier visitou ontem (19) Terra Vermelha (região do Distrito da Guia), agora prestes a receber uma nova ponte de concreto sobre o Córrego Taquaral. A consolidação desta obra resulta de luta empenhada do parlamentar junto à Secretaria de Obras de Cuiabá e mobilizou reuniões técnicas no órgão, além de visitas diversas à comunidade, inclusive com a presença do secretário Vanderlúcio Rodrigues e equipe. "Fui lá um sem número de vezes, e também agilizei reunião entre os moradores e o secretário de Obras, a fim de expor, claramente, as dificuldades enfrentadas por eles a partir do desmonte parcial da ponte".

Dr. Xavier explicou que o projeto apresentou falha técnica (já sanada). Citou que a interrupção do tráfego pela estrada via Córrego Taquaral, em decorrência do "afundamento" da atual ponte, acarretou prejuízos financeiros e transtornos diversos à população. A expectativa é de que os serviços de construção da nova ponte se iniciem nos próximos dias, após a homologação licitatória do certame.
"A antiga ponte de concreto do Taquaral é divisória natural entre as comunidades Terra Vermelha e Bocaiuval. Estrada usada prioritariamente para escoamento da produção local (queijos, doces e produtos hortifrutigranjeiros) rumo à MT-010, rodovia da Guia. Por ali, durante o deslocamento até Cuiabá, os produtores familiares comercializam parte da produção, sendo detentores de clientela cativa ao longo daquela malha viária, abastecendo sítios e pequenos comércios".

Pela estrada da ponte do Taquaral, ainda sublinhou o vereador, registra-se expressiva redução na quilometragem até à MT-010, além de consequente economia de tempo/ combustível. "Daí nossa insistente luta, finalmente vitoriosa, para que Terra Vermelha receba uma nova ponte de concreto. Será, inclusive, mais larga do que a anterior, para maior comodidade de quantos transitam por ali".

Dr. Xavier informou que outras reivindicações da comunidade já foram igualmente atendidas, a exemplo da iluminação pública e recomposição da malha viária. "São restaurações que possibilitaram restabelecer a normalidade do tráfego na região. Até recentemente, existia muitos buracos e "costelas de vaca" nos trechos de acesso a Terra Vermelha. Mas foi tudo patrolado e devidamente compactado, conforme acompanhamos "in loco". Ali também não tinha uma lâmpada sequer na área central da sede, obrigando os moradores a usarem lanternas após o pôr do sol. Mobilizamos a Secretaria de Serviços Urbanos, e esse problema também foi resolvido", comemorou.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier