03/04/2020
Vereador Luis Claudio doa mil máscaras de proteção individual ao combate do Covid-19
Em ação de combate ao novo Coronavírus (Covid-19), o vereador por Cuiabá, Luis Claudio (Progressistas), destinou mil máscaras de proteção individual a Instituições, Associações, Hospitais, Postos, Programas (PSF) e Unidades de Saúde da Família (USF), além de comunidades carentes do grupo de risco, na capital mato-grossense. Esta é a primeira etapa de atuação proposta pelo parlamentar, que começou na manhã desta terça-feira (31.03).

Foram entregues kits de máscaras de proteção individual à Associação de Amigos de Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACC/MT), ao Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso – Icemat, aos Hospitais do Câncer de Mato Grosso, para a equipe da recepção, e São Benedito, para a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para as USF dos bairros Jardim Leblon, Baú e Lixeira, aos PSF do Jardim Leblon e Altos da Serra 1 e 2, e para o Posto de Saúde do bairro Jardim Imperial.

“Apesar de nosso gabinete estar trabalhando em sistema de home office, seguindo o decreto do prefeito Emanuel Pinheiro, e, por sua vez, da Organização Mundial da Saúde, de isolamento social, estamos em força tarefa com ações que auxiliem na proteção da população e combate do Coronavírus. Especialmente a quem mais precisa de cuidados, como as crianças com câncer. Nós entendemos que esta ação seja um serviço essencial e estamos realizando em pequenos grupos, tomando os devidos cuidados”, destaca o vereador Luis Claudio.

Por conta do novo Coronavírus a AACC/MT está hospedando apenas cinco crianças, vindas de Sinop, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte e da Bolívia, que precisam de tratamento nos hospitais do Câncer e Santa Casa de Misericórdia.

A instituição tem a capacidade de hospedar até 40 pessoas, sendo 20 crianças com um acompanhante, e atende a 472 crianças de Mato Grosso, além de algumas dos Estados do Pará, Rondônia e até do país vizinho, a Bolívia.

“Como a utilização da máscara é de poucas horas, sendo descartável, faz-se necessária esta doação para a proteção das nossas crianças. É importante que tenham os equipamentos, pois além de estarem fragilizadas, em vulnerabilidade, pela imunidade baixa, alguns necessitam ir diariamente ao hospital, relata a assistente social da AACC/MT, Sheila Maria Oliveira.

A AACC/MT continua recebendo doações e quem quiser ajudar poderá entrar em contato pelo telefone (65) 3621-1369.

Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa