17/08/2009
Sessão Itinerante chega ao bairro São Mateus
Fablicio Rodrigues
Regularização fundiária e a obra de aumento de vazão de água do Córrego Gambá sob a Avenida Beira Rio são alguns dos temas que serão debatidos na próxima quarta-feira, às 19 horas, com a comunidade do bairro São Mateus.A sessão itinerante foi requerida pelo vereador Chico 200º- PR que manifestou preocupação com a falta de definição e informações sobre a obra.
Chico 2000 também pretende discutir com as lideranças e todas as famílias questões ligadas a segurança, saúde e transporte. “Trata-se de um grande fórum de debates, mas o objetivo principal dos vereadores presentes na sessão itinerante é ouvir a população”, disse.
O vereador disse que a bacia do Córrego do Gambá é extensa, iniciando na Rua Professor João Félix no bairro da Lixeira. É o divisor de água entre o Córrego do gambá e o Córrego da Prainha.
Por ser esta bacia de contribuição muito extensa englobando os bairros Lixeira, Areão, Poção, Dom Aquino e São Mateus recebem também toda a contribuição do Córrego Ana Poupina e de grande parte da Avenida Carmindo de Campos.
Ao ser projetado, à época, esta vazão de água com apenas duas saídas justificava, pois, as áreas impermeabilizadas dos bairros eram bem menores, o que ajudava na drenagem, hoje, quase todas estas áreas estão totalmente impermeabilizadas, como exemplo o bairro São Mateus que está totalmente pavimentado.
Chico explica que todas as benfeitorias realizadas nos bairros que compõem esta bacia de contribuição, praticamente dobraram a quantidade de água que passa por este Córrego, deixando todos os moradores mais próximos bastante preocupados, vivendo diariamente à sombra de um possível transbordamento.
A comunidade solicita ao executivo municipal e estadual que providenciem com urgência o aumento da vazão de águas desse Córrego, pois, é um meio de prevenir inundações, principalmente nas áreas mais baixas sujeitas a alagamentos.
A próxima etapa após a sessão itinerante é encaminhar as reivindicações ao poder executivo para que possam ser tomadas providências e também esclarecer pontos importantes sobre o andamento das obras e aplicação dos recursos públicos.

Roseli Cordeiro