16/04/2020
Dr. Xavier entende que as ações do Executivo trazem maior tranquilidade à população
Assessoria de Imprensa
"Prevalece hoje uma compreensível apreensão das pessoas para saber se o município de Cuiabá possui estrutura eficaz de atendimento na saúde no tocante a essa doença. Em linhas gerais, se estamos realmente preparados para promover um enfrentamento exitoso ao novo coronavírus".

Entre outras ações, eis as principais que foram repassadas aos vereadores pela Saúde Pública de Cuiabá:

São 109 leitos equipados com respiradouros (Unidade de Terapia Intensiva), distribuídos nos hospitais públicos do município:
a) Primeira opção de atendimento emergencial: antigo Pronto Socorro de Cuiabá (já com 30 leitos prontos):

b) Os demais leitos (que totalizam 109, equipados com respiradouros) estão distribuídos no Hospital São Benedito e na UPA do Verdão {a UPA se encontra em processo de adaptação para receber pacientes da Covid-19}

c) Treinamento de profissionais da Saúde para agir no enfrentamento ao novo coronavírus

d) Aquisição de máscaras, luvas e outros equipamentos para que os profissionais possam trabalhar sem colocar suas vidas em risco

e) Repasse periódico à Câmara dos relatórios periódicos da Saúde relacionados às ações do município (informações repassadas normalmente ao Ministério Público e Ministério da Saúde)

f) Isolamento social: restrições precisam ser cumpridas para evitar maior proliferação do vírus.

Dr. Xavier ponderou que o novo coronavírus acarretou uma série de mudanças que impactaram a vida do cidadão brasileiro. "Ninguém está feliz em acatar as medidas de distanciamento social imposta pelas autoridades. Muito menos pela redução drástica do  orçamento doméstico, por conta das restrições de comercializar produtos e trabalhar como antes, garantindo o pão de cada dia e algum recurso extra. Porém, é preciso entender que a preservação da vida humana se sobrepõe a questões econômicas. Vivenciamos uma calamidade mundial que ameaça a existência da vida no planeta".

"A FOME TAMBÉM MATA..."

Preocupado com a situação de famílias que não conseguiram se enquadrar no programa federal de Auxílio Emergencial, o vereador sugeriu que as Pastas de Assistência Social se mobilizem num mutirão de socorro geral. "É fundamental ver se esses cidadãos têm o que comer em casa, qual é a exata situação que enfrentam em paralelo às restrições em curso. Minha sugestão é que as equipes de assistentes promovam um raio-x geral nas comunidades periféricas para socorrer aqueles em situação de crítica vulnerabilidade social. Efetivamente, vão facultar com que cumpram os dispositivos de distanciamento fixados no transcurso dessa pandemia".

O mais importante, sublinhou o vereador, é que o município de Cuiabá, conforme foi comprovado na reunião de ontem, está buscando reforçar suas unidades hospitalares para que nenhuma emergência seja desguarnecida.  "Basicamente, já nos preparamos para evitar que essa pandemia - caso plante suas bases de terror também em Cuiabá - seja vencida com firmeza e não se torne uma esteira de luto. Mas é fundamental que todos colaborem e tenham consciência de que a vida humana está em jogo".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier