22/06/2020
Engenheiro de Transporte é ouvido na “CPI DA SEMOB”
Câmara Municipal de Cuiabá
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara de Cuiabá para apurar atos da Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital (Semob), realizou na manhã desta segunda-feira (22) mais uma reunião ordinária.

Na oportunidade, o engenheiro de transporte Rafael Detoni contribuiu com a investigação ao discorrer sobre os semáforos inteligentes, tal como sua instalação, manutenção, cabeamento e controladores.

O engenheiro fez um breve relato de quando esteve como diretor de trânsito, na Secretária de Mobilidade Urbana, em 2006/2007 e participou da primeira contratação da empresa Data Pron, para revitalização dos equipamentos instalados nos cruzamentos de Cuiabá, como na época a substituição das lâmpadas por led, estudo de engenharia e treinamento da operação semafórica para equipe da Secretaria.

Rafael Detoni apresentou um estudo sobre o trânsito da capital e fizeram vários apontamentos, entre eles sobre os cruzamentos que poderiam ter sido instaladas faixas de pedestres, priorizando a travessia segura aos pedestres e sobre a manutenção dos equipamentos.

Detoni também citou que no Tribunal de Contas não consta inventário dos equipamentos, como controladores, postes, braços projetados e porta focos, que foram adquiridos ou doados para Secretaria. “São equipamentos que poderiam ser reaproveitados em vias isoladas na cidade, não só na área central, já que um controlador tem vida de uso que chega ultrapassar20 anos”.

Marcela Magalhães | Câmara Municipal de Cuiabá