26/08/2009
Município terá política de prevenção do câncer
Fablício Rodrigues
Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá institui a política de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer bucal no município de Cuiabá. O autor do projeto, vereador Paulo Borges Junior (PSDB) disse que as iniciativas voltadas á prevenção e diagnóstico do câncer bucal poderão ser organizadas em parceria com entidades ligadas á área da saúde e com apoio das entidades de classe odontológica.

O vereador explica que o projeto de lei acompanhará e fomentará as políticas já realizadas pelo Ministério da Saúde no combate ao câncer bucal e as implementadas pela sociedade civil organizada.

A política municipal tem como diretrizes: desenvolver ações fundamentais na prevenção e diagnóstico contínuo do Câncer bucal para todas as faixas etárias, direcionadas ao controle dos fatores e condições de risco; assistir á pessoa acometida do câncer bucal, com amparo médico, psicológico e social; evidenciar, por meio de campanhas anuais, a necessidade do auto-exame, conforme orientação do Instituto Nacional de Câncer- INCA e do Conselho Federal de Medicina – CFM, e dos exames especializados na detecção do câncer bucal.

Deve ainda promover debates sobre a doença com a participação de entidades ligadas à área da saúde, voltados para o controle da incidência do câncer bucal; viabilizar atendimento e tratamento odontológico regionalizado; promover a conscientização do cirurgião dentista e demais profissionais de saúde, quanto à importância do seu papel na prevenção.

De acordo com o projeto o município deve proporcionar o encaminhamento do paciente a um centro especializado para realização de biópsia, quando detectada lesão suspeita ou a um centro de referência no atendimento de pacientes oncológicos, preferencialmente os bucais, quando confirmado o diagnóstico.

Roseli Cordeiro