10/08/2020
Artigo| Volta às aulas somente com 100% de segurança !
Justino Malheiros

Há alguns dias tenho visto que o debate pela volta às aulas presenciais tem se fortalecido em Cuiabá, consequentemente em Mato Grosso. Empresários do setor, na tentativa de pressionar o Poder Público, se manifestaram pedindo o início imediato das atividades.

Querem forçar pais de alunos a levarem seus filhos a uma situação de risco de morte, e tão grave quanto isso, colocar os profissionais da Educação no limite do aceitável para ter o direito ao emprego e renda.

É intolerável que a boa saúde financeira de qualquer setor econômico seja mais importante que a vida humana. Não há nem que se falar em volta às aulas presenciais nesse momento, muito menos cogitar que professores, muitos do grupo de risco, passem a ser obrigados a conviver diariamente com o medo de ser infectado pela covid-19. É uma pandemia!

Analisando de forma clara, é compreensível a preocupação do setor educacional, haja vista que é crescente o número de inadimplentes e até mesmo de evasão escolar. No caso dos berçários, boa parte dos pais deixaram de enviar os filhos e também pararam de efetuar os pagamentos das mensalidades, ainda que saibamos serem necessários, já que os educadores precisam continuar recebendo seus salários.

No entanto, é válida a reflexão de que uma criança a nível de berçário não é capaz de garantir as medidas de biossegurança necessárias. Não levar a mão à boca, não compartilhar objetos, uso de máscara e distanciamento social são ações que fogem ao controle de uma criança, e até mesmo de adultos, se não vejamos o resultado da infecção por coronavírus no mundo. É impossível garantir que haverá segurança suficiente para que possamos retomar às aulas presenciais.

Se já não bastassem tantas mortes de entes queridos, teremos que aceitar enterrar nossos filhos, netos, nossas crianças? Quantas vidas serão ceifadas antes que possam ter desfrutado do mundo ao seu redor?

A Prefeitura de Cuiabá se organizou e vem ministrado aulas a distância. O Governo de Mato Grosso começa a oferecer conteúdo de forma digital. O mundo mudou, a tecnologia que já vem nos oferecendo praticidade há muito tempo, agora deverá reger a educação no país.

As escolas particulares e públicas terão que se adequar, oferecendo cursos aos professores, capacitando diretores e alunos para essa nova modalidade de educação. A crise econômica vai passar. É doloroso o processo mas a economia tende a se reorganizar, contudo para a morte não tem volta.

As crianças e jovens são a esperança de reconstrução de uma sociedade e, até que haja vacina ou cura, jamais serei favorável a esse planejamento de um verdadeiro genocídio, crime contra a humanidade e tentativa de destruição de uma população.

Sim, porque toda criança tem uma família, todo professor tem uma família e esses doentes em potencial irão contaminar outras ao seu redor e assim por diante. O novo coronavírus se mostrou altamente contagioso e se transformou em pandemia muito rapidamente. É a sexta doença mundial registrada depois da peste bubônica varíola cólera gripe espanhola .
 Nossa opinião trata-se também da expressão popular, realizamos uma enquete em nossas redes sociais, onde 97 % da população se mostraram terminantemente contrários ao retorno das aulas.

Justino Malheiros (PV) é vereador por Cuiabá