25/04/2007
Cuiabá terá centro especializado em saúde do trabalhador
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Lúdio Cabral presidiu a audiência
Moradores da Capital vão poder contar com um centro especializado em saúde do trabalho. O anuncio foi feito pelo diretor da Vigilância à Saúde da Prefeitura Municipal, Gerson Blat, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (25), no plenário Milton Figueiredo, “Plenarinho”, na Câmara Municipal de Cuiabá, para discutir políticas públicas de saúde dos trabalhadores.

Convocada pelo vereador Lúdio Cabral (PT), a audiência reuniu representantes de sindicatos, Prefeitura, empresas de transporte coletivo e da Delegacia Regional do Trabalho.

Segundo o diretor de Vigilância à Saúde, a inauguração do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador será realizada no prazo máximo de 20 dias, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao antigo prédio da Câmara Municipal. “A saúde do trabalhador precisa ser tratada com seriedade. Temos que mobilizar não apenas os empresários, mas também os próprios trabalhadores a cobrarem os seus direitos”, afirmou.

O Centro de Referência vai facilitar a implementação de políticas públicas na área de Saúde do Trabalhador. “Com a centralização do atendimento inicial poderemos fazer estatísticas sobre o tema. Isso é importante para a realização das adequações necessárias. Tudo que é novo precisa de ajustes”, explicou.

Depois de ser atendido no Centro de Referência, o trabalhador será encaminhado a um profissional especializado da rede pública municipal. “Este atendimento inicial é importante para captar e identificar as doenças, além de possibilitar um atendimento adequado ao trabalhador”, ressaltou Blat.

A delegada regional do trabalho em Mato Grosso, Marilete Mulinari Girardi, destacou a importância da atuação das entidades de classe no combate às doenças do trabalho. “Atuamos em parceria com os sindicatos porque nossa equipe é reduzida diante do número de denúncias. Precisamos de um esforço conjunto da Força Sindical, Prefeitura, Central Única dos Trabalhadores (CUT), e demais entidades representativas para sanarmos estes problemas”, alertou.

O vereador Lúdio Cabral lembrou que a Lei Complementar nº 147, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito em 19 de janeiro de 2007, assegura aos trabalhadores da rede pública informações sobre os riscos das atividades no trabalho e realização sistemática de fiscalização nas empresas. “Os trabalhadores têm que conhecer seus direitos e cobrar dos empresários uma postura adequada. Para isso precisamos mobilizar as categorias”, enfatizou.

As discussões sobre o tema serão retomadas amanhã, às 14h, na Assembléia Legislativa durante audiência pública sobre a saúde do trabalhador na esfera Estadual.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad