26/01/2021
Edna cobra sistema de informações da SMS sobre vacinados contra Covid
Da assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde estuda a criação de um sistema de informações para repasse dos dados sobre os indivíduos vacinados contra a Covid-19 na campanha “Vacina Cuiabá”, implantada pela Prefeitura Municipal que, na atual fase, tem como público prioritário os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à doença.

A titular da pasta, Ozenira Félix, esteve reunida nesta segunda (25) com vereadores integrantes do grupo de trabalho formado nesta segunda na Câmara Municipal para acompanhar o plano de imunização, que já está em andamento na capital.

Embora tenha concordado em repassar as listas às autoridades, a Secretaria Municipal de Saúde tem debatido de que forma isso pode ser efetivado. Está em discussão a criação de um sistema de informações sistemática à comissão, permitindo acompanhamento em tempo real.

A iniciativa de criar o grupo de trabalho, que dará origem a uma comissão da Casa de Leis, foi da vereadora Edna Sampaio (PT). Ela entregou a Ozenira Félix um ofício onde questiona vários pontos do plano de imunização, especialmente as fragilidades no sistema de controle sobre a identidade dos vacinados.

O grupo, instituído pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), contará, além de Edna, com os vereadores Pastor Jefferson (PSD), Diego Guimarães (Cidadania), Michelly Alencar (DEM), Kássio Coelho (Patriota) e Leonardo Oliveira (PSB).

No documento entregue nesta segunda, a parlamentar questiona a ausência de padronização das listas (às quais ela teve acesso durante visita ao Centro de Eventos do Pantanal, na semana passada) e aponta situações de hospitais privados que enviaram listagens com a totalidade de seus colaboradores, sem indicar local de trabalho.

Ela também alerta para a necessidade de medidas que evitem duplicidade de nomes, já que grande parte dos profissionais de saúde trabalham em mais de uma unidade.

A vereadora alerta sobre o quanto esta situação dificulta o controle sobre o estoque doses que estão e serão administradas.

A parlamentar também critica o fato de executivo apostar em medidas jurídicas para resolver possíveis irregularidades cometidas pelas instituições de saúde na informação dos dados. “Sabemos que ações jurídicas não substituem a boa governança, a informação rápida e tempestiva que impeça o desvio de foto da política em questão”, diz outro trecho do ofício.

“Ninguém está querendo aqui fazer propaganda dos nomes das pessoas que vão vacinar, todos nós temos consciência do nosso papel, não é para divulgar, é para que a gente possa acompanhar. Eu posso ter uma lista de cinco mil nomes e eu posso utilizar a metodologia por amostragem, selecionar alguns nomes para verificar. Eu já estaria ajudando a secretaria, mostrando onde está dando problema. Nossa intenção é essa”, esclareceu ela.

Trata-se do terceiro ofício encaminhado pela parlamentar à pasta. No primeiro, apresentado em 15 de janeiro, ela solicitou informações gerais sobre a campanha.  No segundo, em 21 de janeiro, pediu a lista dos vacinados, diante de denúncias de que estaria havendo privilégios na administração das doses, deixando de atingir aos profissionais do grupo prioritário.

Neusa Baptista Pinto / Assessoria de Comunicação

Gabinete do Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos