28/01/2021
Câmara adota medidas de biossegurança para sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos
Câmara Municipal de Cuiabá

Em Sessão Solene, a Câmara de Cuiabá inaugura a 20ª Legislatura, na próxima terça-feira (02), a partir das 9h. Este ano a solenidade será realizada, excepcionalmente, de forma híbrida, pois devido à pandemia do novo coronavírus os vereadores que fazem parte do grupo de risco poderão participar de forma remota e os demais deverão estar presentes no Plenário das Deliberações.

Conforme orientação da Comissão de Saúde da Casa, não será permitida a presença de público externo, apenas de servidores essenciais à realização do evento, de acordo com as medidas de biossegurança adotadas para evitar o contágio do coronavírus.

A sessão será transmitida pelas redes sociais da Câmara em tempo real. Conforme a programação, inicialmente será realizada no Plenário das Deliberações um culto ecumênico, seguindo a execução dos hinos do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá.

Na sequência, as autoridades dos poderes Legislativo e Executivo farão uso da palavra em mensagens à sociedade da Capital mato-grossense. Logo após esses trâmites iniciais, será apresentada, pelos líderes partidários, a indicação dos nomes dos vereadores que irão compor as 15 Comissões Permanentes da Casa de Leis.

Cada uma das comissões é composta, regimentalmente, por três titulares – presidente, vice-presidente e membro -, com três suplentes. A formação das comissões obedece, conforme o Regimento Interno, à proporcionalidade das cadeiras que os partidos ocupam no Plenário.

As comissões têm por objetivo analisar toda matéria que tramita pela Casa de Leis. Sua constituição visa focar temas e assuntos correlatos que abarcam o interesse da sociedade.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), comentou que uma das prioridades da Mesa Diretora é dar atenção a cada vereador para que desde o início da legislatura possam exercer seu trabalho com tranquilidade.

Sessão ao vivo - A Sessão Solene será transmitida ao vivo pela página da Câmara Municipal no Facebook  e pelo canal do Legislativo no Youtube.