Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
29/01/2021
Pandemia: Edna Sampaio vai propor renda mínima para os atingidos
Da Assessoria
A vereadora Edna Sampaio (PT) vai propor à Câmara projeto de lei para garantir renda mínima à população atingida pela crise econômica e pela pandemia. Dados do IBGE, referentes a 2018, já mostravam que 30,7% da população vivia com rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 20 e 21 de janeiro demonstrou que 69% dos que receberam o auxílio emergencial (ao todo, 40% da população do país) deixaram de ter renda com o término do benefício. 

Para a petista, no contexto de pandemia, deixar de discutir a renda básica é colocar a responsabilidade pela crise econômica sobre o trabalhador. 

Ela avaliou que faltaram “medidas econômicas que precisavam ter sido tomadas pelo governo federal, o apoio às empresas para uma crise que era óbvio que iria acontecer, como aconteceu em outros países, onde os governos adotaram estas medidas de proteção à sua economia interna”.

”Precisamos, mesmo que tardiamente, discutir a questão da renda básica porque é uma forma de circular dinheiro na cidade, tirar as pessoas de uma situação de indigência social, dar dignidade às pessoas e garantir que, até que a gente consiga vacinar todos e todas, tenhamos segurança”.

Propostas - O projeto é uma das propostas prioritárias definidas pelos 13 grupos de trabalho formados pelos co-vereadores(as), cidadãos voluntários de diferentes segmentos sociais que se inscreveram pela oportunidade de intervir no mandato.

Também estão entre as propostas da vereadora a realização de uma audiência pública sobre  o agravamento da violência contra a mulher na pandemia e a fiscalização do descumprimento dos decretos municipais contra o coronavírus por parte dos estabelecimentos comerciais.

Grupos de trabalho - Foram formados grupos de trabalho nas áreas de democratização da política, combate ao racismo, políticas para mulheres, direitos LGTQI+ meio ambiente emprego, renda e economia solidária educação assistência social saúde e defesa do SUS  cultura segurança pública transporte público e política para os imigrantes.
 
Neusa Baptista Pinto / Assessoria de Comunicação

Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.