01/02/2021
Chico 2000 quer revitalizar o São Gonçalo Beira Rio
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Chico 2000 (PL) anunciou que vai apresentar uma indicação, logo na primeira Sessão Ordinária do ano, marcada para a próxima quinta-feira (04), solicitando ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a realização de obras para revitalizar o tradicional São Gonçalo Beira Rio.

Chico informou que já está tocando esse processo, através do seu gabinete enviou ofício ao prefeito que concordou prontamente com o projeto. O vereador também já está em contato com o senador Wellington Fagundes (PL) a fim de viabilizar recursos pelo Ministério do Turismo, para custear as obras.

O vereador argumenta que “aquele trecho popularmente conhecido como São Gonçalo Beira Rio há muitos anos se transformou em um ponto de atração turística da nossa Capital e, por isso, a prefeitura tem a obrigação de oferecer as melhores condições possíveis tanto para os comerciantes quanto para a clientela”.

Mas, para ele é preciso levar em consideração o fato de que foi a iniciativa dos comerciantes que transformou o local. “Quem trabalha aqui são famílias que estão há muitos anos tirando o sustento desta atividade”, observou o parlamentar, reiterando que o projeto tem que respeitar o direito do empresário.

O bairro São Gonçalo Beira Rio, localizado à margem do rio Cuiabá, dá acesso a paisagens aprazíveis e a comunidade onde se cultivam tradicionais manifestações culturais da cuiabania. Para o vereador Chico 2000 o ideal seria tornar o local em mais uma orla, nos moldes da orla do Porto.

Com este projeto de urbanização, a ideia é reurbanizar a localidade interferindo desde paisagem até o trânsito. “Vemos que os próprios empresários criaram uma dinâmica de trabalho que está solidificada. Os alimentos são preparados no lado esquerdo da avenida e os pratos servidos no lado direito, com os clientes acomodados sobre tablados. Isso exige cuidados, então é necessário repensar o trânsito”, pondera o parlamentar.

Assessoria – SECOM