15/09/2009
Em evento, Maggi e Santos garantem que projetos da Copa estão a todo vapor
Fablício Rodrigues
O projeto de reestruturação de Cuiabá com vistas a prepará-la para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 caminha de "vento e popa", conforme garantiu o governador Blairo Maggi (PR) e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), durante a solenidade realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá na noite desta segunda (14). No evento, ambos fizeram questão de frisar que ao contrário do que o noticiado pelo jornal Folha de São Paulo, que cogitou a possibilidade da Fifa extinguir Cuiabá da lista das 12 sub-sedes do Mundial, o município possui total condição de receber o maior evento futebolístico do mundo. "Até dezembro já estaremos licitando as obras. Não tem nada de puxadinho, como disseram, pois o nosso projeto é o quarto melhor", disse o prefeito.

O evento, idealizado pelo presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP), e vereador Francisco Vuolo (PR), homenageou 21 autoridades com a medalha de Benemérito Copa 2014. Segundo o governador, logo em 2013, Cuiabá estará pronta para receber não só o Mundial, mas também se colocará à disposição para sediar a Copa das Confederações. “A Fifa não tem esse compromisso conosco, mas já estaremos preparados”. Ele avalia que essa é oportunidade para que Mato Grosso ganhe destaque no cenário nacional e assim mostrar que o Brasil não se limita ao eixo Rio-São Paulo. Ele disse que se sentiu honrado com a medalha de recohecimento. “Tenho certeza que meus descendentes vão guardá-la com muito carinho”.

Maggi afirmou que, diferente do que alguns dizem, Mato Grosso não entrou nessa disputa pela Copa sem condições estruturais. “Não entramos com o pé em falso. Temos orçamento para concretizar os projetos”. Assegurou que quando deixar a cadeira de governador os projetos estarão em andamento de modo que o seu sucessor possa dar continuidade com tranquilidade. Ele acredita que para dar sequência é preciso que os interesses políticos não se sobreponham aos da população em receber os jogos. “Sem brigas políticas, o nosso objetivo é fazer de Cuiabá uma das melhores sedes".

União

Homenageado com a medalha de Benemérito pelo presidente Deucimar, o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, assegurou que o governo do presidente Lula continuará aplicando altos investimentos em Cuiabá. Segundo ele, só neste ano já estão previstos R$ 700 milhões na Capital e em Mato Grosso cerca de R$ 2,5 bilhões. “Saibam que podem continuar contando com um cuiabano nascido no bairro do Porto". Já Deucimar avaliou os grandes benefícios que o município terá em razão da Copa, entre eles o fomento à rede hoteleira, culinária, entre outros. Também colocou a Câmara à disposição da Agência da Copa, que está sendo formada.

Segue a relação de homenageandos e condecorados com as medalhas de Mérito e de Benemérito da Copa 2014, respectivamente.

Medalha de Mérito Patrono da Copa 2014

Vereador - Agraciado

Deucimar Silva e Francisco Vuolo – Governador Blairo Maggi

Medalha de Benemérito da Copa 2014