22/02/2021
Edna Sampaio reúne imigrantes para discutir políticas para segmento
Da assessoria

Não há números exatos sobre a população de imigrantes que vive hoje na capital. O levantamento destes dados é uma das demandas apontadas pelos representantes do segmento.

Entidades de defesa dos imigrantes se reuniram neste sábado (20) com a vereadora Edna Sampaio (PT) para discutir as propostas do Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos para essa parcela da população, que sofre preconceito e exclusão social. A reunião aconteceu de maneira híbrida, envolvendo representantes dos povos haitianos, senegaleses, venezuelanos e outros.

Uma delas é a criação de um centro de atendimento onde sejam oferecidos serviços como identificação, encaminhamentos a atendimento de saúde e intermediação de mão-de-obra.

A parlamentar também propôs a realização de uma audiência pública na Câmara sobre o tema, prevista para o mês de abril.

O presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes de Mato Grosso, Clercius Monestine, há pelo menos três mil haitianos e 200 senegaleses vivendo em Cuiabá, além de cubanos, vietnamitas e árabes, entre outros.

“Fiquei muito contente por este encontro de hoje, em que todos resolveram que é preciso um centro de atendimento ao imigrante, em que pudemos ver que esta causa é apoiada também por outras entidades. Isso é muito importante para que os imigrantes sejam bem atendidos na cidade”, disse ele.

A necessidade de criar um centro para atender imigrantes na capital foi a principal demanda levantada pelos integrantes do grupo de trabalho criado na estrutura do mandato coletivo para debater o tema.

A vereadora afirmou que o centro poderia ser um motor de promoção das políticas públicas.  “Essa ação coloca os imigrantes no espaço público de fala. Quando você monta uma estrutura para que se possa ouvir a agenda dos imigrantes dentro do município, você cria condição, inclusive, de discutir outras políticas públicas no âmbito do centro de atendimento. Do ponto de vista prático, talvez esta proposta tenha mais assertividade e pode funcionar como um mote da nossa luta”, disse ela.

Eliana Vitaliano, coordenadora do Centro de Pastoral para imigrantes, afirma que desde a fundação do serviço, mais de 220 mil pessoas foram atendidas. A partir de 2013, quando aumentou a incidência de imigrantes na capital, acima de 7 mil haitianos passaram pelo local e, nos últimos dois anos, mais de 1,4 mil venezuelanos.

“A gente entende que essa caminhada é necessária, é um espaço político que tem que ser preenchido. A população de imigrantes tem uma dor muito grande, um sofrimento muito grande desde a sua vinda do Brasil, a questão documental, a questão de implantação de política pública, então quero realmente parabenizar a vereadora e dizer que ela pode contar com a gente”.

Uzake Dieye, representante dos senegaleses, afirma que mais de 300 deles já passaram pela capital e que atualmente há cerca de 50, além dos que vivem no interior do Estado.

“A gente se reúne para debater soluções para ampliar nossa ação. Nós, imigrantes, passamos muitas dificuldades desde quando eu cheguei, em 2015, mas, de lá para cá, muita coisa mudou, tivemos muito apoio do povo cuiabano, que nos recebeu muito bem. Mas isso não significa que devemos parar de lutar para melhorar a forma que os imigrantes vivem nesta capital”.

“É um espaço para a opinião e o diálogo com os imigrantes e isso é muito importante porque nós somos protagonistas de nossa própria história. Ninguém melhor do que nós sabemos das nossas necessidades, que são diferenciadas para cada povo. O espaço que a vereadora dá para nós é uma janela de possibilidades para uma vida digna, para um verdadeiro uso de nossos direitos como imigrantes, é uma forma muito humana de lutar conosco”, disse Rosbelli Rojas, representante da comunidade venezuelana.

“Foi um encontro importante porque estiveram presentes várias entidades representantes dos imigrantes e pessoas foram agregadas à luta pela causa”, comentou o membro do gabinete da vereadora, Eduardo Santos.

Neusa Baptista | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus