25/02/2021
Projeto de Lei de autoria do vereador Cezinha Nascimento determina instalação de brinquedotecas em hospitais de Cuiabá
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
De acordo com a sabedoria popular brincar é um santo remédio foi pensando nisso, que o vereador Cezinha Nascimento (PSL) apresentou na sessão ordinária, virtual, do dia 25 de fevereiro, na Câmara Municipal de Cuiabá, o projeto de lei (nº 004/2021) denominado "Alegria na Saúde" que requer a implantação de brinquedotecas em unidades de saúde situadas em Cuiabá.

De acordo com o texto do projeto, o Art. 1º determina que os postos de saúde, clínicas, unidades de pronto atendimento, hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que ofereçam atendimento pediátrico, devem contar, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.

De acordo com o vereador, a proposição tem como objetivo ajudar a amenizar o sofrimento e desconforto que muitas vezes são causados pela internação, tornando a estada das crianças e de seus familiares menos traumática, criando assim uma possibilidade de entretenimento e resgate de atividades prazerosas.

Cezinha conta que teve a ideia da brinquedoteca quando esteve na policlínica do Planalto, antes de ser eleito vereador, em busca de atendimento para o filho, Adrian, que na época tinha 2 anos.

"Fiquei por várias horas na policlínica e pude perceber o quanto é necessário ter em ambiente hospitalar um espaço para entreter as crianças que estão acompanhando os pais, aguardando por uma consulta médica. Ou quando elas estão em tratamento de saúde, passando por dor e sofrimento, nesse caso, a brinquedoteca é ainda mais necessária, pois de acordo com psicólogos, brincar pode fazer uma grande diferença no tratamento dos pequenos pacientes", explica Cezinha.

No texto do projeto, Cezinha pede que se cumpra a Lei Federal nº 11.104/2005, recentemente, modificada pela Portaria nº 140/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação, no Brasil.

A sala, onde deverá ser instalada a brinquedoteca, terá que conter mesa e cadeiras infantis para desenhos e leitura, tapetes emborrachados, jogos, bonecas, carrinhos e livros infantis.

O vereador pede a aprovação do projeto, pelos colegas de parlamento e a sanção do Prefeito Emanuel Pinheiro.

Gabriela Von Eye | Assessoria de Comunicação Vereador Cezinha Nascimento