25/02/2021
“Recomendação do MP valoriza comissão de acompanhamento da vacina”, diz Edna
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

Em sessão da Câmara Municipal de Cuiabá realizada nesta quinta-feira (25), a vereadora Edna Sampaio (PT) comemorou a recomendação feita pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) nesta quarta (24) para que as prefeituras excluam da fila de vacinação prioritária contra a Covid-19 os profissionais da saúde que exercem atividades fora dos espaços de risco de contágio. Atualmente, a vacinação é permitida a profissionais de fora da linha de frente, como dentistas e veterinários.

Para ela, esta é uma prova de alinhamento entre o MP (com quem ela esteve reunida recentemente) e a comissão de vereadores criada na Câmara para acompanhar o programa de vacinação da prefeitura.

“Fiquei muito feliz em saber que o MP recomendou à Secretaria de Saúde que os grupos prioritários da saúde fossem explícitos para que não pudéssemos ter desperdício da vacina, algo que nós viemos falando já há muito tempo e que agora se tornou uma recomendação. O MP percebeu, assim como nós, e isso dá um adicional à importância desta comissão”.

Quilombolas

A vereadora também elogiou a decisão do STF, publicada nesta quarta-feira (24), que obriga o governo federal a apresentar plano de vacinação para as comunidades quilombolas e determina a suspensão dos mandados referentes a disputas de terras ocupadas por eles, decisão que, segundo ela, é um resultado da articulação dos partidos progressistas.

“O STF decidiu, provocado, pelos partidos do campo progressista, a obrigatoriedade do governo federal em constituir um grupo de trabalho para apresentar um plano de vacinação específico para as comunidades quilombolas e determinou a suspensão dos mandados de despejo em terras quilombolas que sofrem litígio, o que dá a esta comunidade tão sofrida a possibilidade de permanecerem e não serem despejadas em plena pandemia, que era o que estava acontecendo, lamentavelmente”, avaliou ela.

Neusa Baptista | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio