26/02/2021
Comissão de Cultura vai solicitar ao executivo dados sobre investimentos e plano municipal para segmento
Da assessoria

A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá vai encaminhar à Secretaria Municipal de Cultura requerimento de informações sobre o plano municipal de cultura e sobre os investimentos feitos pelo executivo no setor no último quadriênio, além de fazer visitas técnicas aos equipamentos culturais existentes na capital e à secretaria.

A comissão se reuniu pela primeira vez este ano, nesta sexta-feira (26), com a presença dos vereadores Edna Sampaio (PT), que a preside, e Tenente Coronel Paccola (Cidadania), um dos membros efetivos.

“Vamos solicitar à Secretaria Municipal de Cultura o andamento do plano municipal de cultura, a prestação de contas do município em relação aos investimentos do setor e vamos agendar visita técnica à Secretaria de Cultura para verificar o funcionamento da secretaria e, na cidade, conhecer os equipamentos que nós temos à disposição”, disse a vereadora.

Edna Sampaio sugeriu que a comissão analise o Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá, documento elaborado com base em diagnóstico realizado pela Faculdade de Arquitetura e Engenharia e Tecnologia, Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), Faculdade de Economia e Faculdade de Engenharias da Universidade Federal de Mato Grosso.

Segundo o estudo, entre 2019 e 2020, foram identificadas mais de trezentas edificações sem uso ou subutilizadas na região do Centro Histórico e entre os anos de 2000 e 2010 houve redução na taxa de ocupação nos imóveis da região Centro Norte, que passou de 72,6% para 63,4%.Reconhecido e tombado pelo Iphan como patrimônio nacional, o Centro Histórico vem sofrendo um processo de degradação e deterioração.

A vereadora ressaltou que existem manifestações culturais invisibilizadas no Centro Histórico e organizações e coletivos interessados em gerir essa infraestrutura.

Ela informou que esteve reunida com representantes do movimento negro e do movimento hip hop que já desenvolvem ações neste espaço e manifestou preocupação com a promoção da qualidade de vida das pessoas, entre elas moradores de rua e dependentes químicos, que vivem na região.

O vereador Paccola salientou o diálogo e a parceria entre ambos, que são de diferentes orientações políticas, em prol do desenvolvimento da cultura na capital. “Nosso grande desafio é sair além das ideias para as ações propriamente ditas e o pessoal do centro histórico de Cuiabá e todos os demais, que colocam um pouco de sua vida para promover a transformação social, podem contar com o apoio desta comissão”.

Também compõem a comissão, como titular, o vereador Marcrean Santos (Progressistas), e como suplentes, Diego Guimarães (Cidadania), Dídimo Vovô (PSB) e Kássio Coelho (Patriota).

Neusa Baptista Pinto | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio