03/03/2021
Edna defende que Comissão de Educação discuta crise do ensino
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
Durante reunião com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (3), a vereadora Edna Sampaio (PT) defendeu que a comissão discuta a crise educacional provocada pela pandemia, os prejuízos ao aprendizado e as condições de oferta de ensino, principalmente para os mais pobres.

A vereadora apontou que existem problemas no modelo de ensino adotado que precisam ser discutidos e sugeriu que a comissão faça um diagnóstico da situação, levando em conta os métodos de ensino e a estrutura das famílias para participar das aulas on-line.

“Temos vários problemas em relação a este modelo que funcionou e que provavelmente vai funcionar ainda este ano. Acho de extrema importância que pudéssemos levantar as informações, fazer um diagnóstico em relação à forma com que este método de educação vem acontecendo”, disse ela.

A vereadora citou que o tema foi tratado em reunião realizada nesta terça (2) com o grupo de trabalho que discute políticas para a educação em seu mandato. No momento, o grupo articula a criação de um fórum popular de educação com a participação de professores, alunos e pais.

Uma das preocupações é a falta de estrutura tecnológica das famílias para acompanhar as aulas virtuais outra é a manutenção de velhos métodos de ensino.

Ela criticou a ocorrência de simples transposição das aulas tal qual aconteciam no modo presencial para o modo virtual, apontando o quanto é prejudicial às crianças permanecer longos períodos em frente a computadores e celulares.  “Nós precisamos aprofundar as discussões sobre as condições de ensino dentro desta tragédia que se abateu sobre nós, que é a pandemia, e que tem causado muitos prejuízos à educação, especialmente dos mais pobres”.

A fala da vereadora recebeu apoio do presidente da comissão, vereador Pedro Nadaf (PV), segundo o qual o espaço está aberto para esta pauta, tanto para os representantes do ensino público como para os do privado.

“Tem uma série de debates, tanto sobre a qualidade de ensino como a própria questão da reabertura das escolas. Embora as escolas privadas já estejam em funcionamento, é muito importante que nós possamos trazer este debate da segurança da comunidade escolar, servidores, professores e estudantes, este debate é muito importante”, disse ele.

Neusa Baptista Pinto | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio