Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/09/2009
Audiência debate destino do lixo gerado pelas indústrias
As indústrias de propriedade privada da Capital devem se responsabilizar pelo lixo que geram e não a administração municipal. Esse é um dos assuntos que serão discutidos em audiência pública na próxima quarta (23), as 9h, requerida pelo vereador Francisco Vuolo (PR). A finalidade é debater a implantação do projeto de coleta seletiva no município. "Os bairros acabam não estão tendo coleta de lixo porque a empresa está fazendo coleta nas empresas. Não é papel do poder público realizar essa coleta", disse o vereador.

Outra preocupação que deve ser analisada é o aumento de lixo devido durante a Copa em função do quantidade de visitantes que Cuiabá receberá. "Estamos diante da proximidade dos jogos da Copa de 2014 e a tendência é que o volume de lixo aumente e, por isso, temos que definir logo políticas públicas pensando nos próximos 10 anos". Uma das medidas de combater a quantidade de lixo é investir em reciclagem por meio da coleta seletiva que funciona da seguinte forma: os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Esses produtos podem ser reutilizados para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Pollyana Araújo



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.