Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
11/03/2021
Estudantes de Cuiabá estão sem merenda escolar, denuncia vereadora Michelly
Secom Câmara Municipal de Cuiabá
A vereadora Michelly Alencar (DEM) cobrou da Prefeitura de Cuiabá nesta quinta-feira (11.03) a distribuição dos kits alimentação para os alunos da rede pública da capital. Conforme a parlamentar, os estudantes iniciaram o ano letivo no dia oito de fevereiro e até agora não receberam a merenda escolar. 

Mesmo com aula de forma online, os alunos têm direito a alimentação escolar, que deve ser retirada pelos pais dos alunos na escola onde as crianças estão matriculadas.  A vereadora contou que algumas mães a procuram pedindo apoio para resolver essa situação, já que na diretoria das escolas a informação é de que não há previsão. As mães também falaram que receberam a informação nas escolas de que a prefeitura não licitou a compra dos alimentos. 

Outra crítica da vereadora é a decisão da prefeitura de fornecer o KIT alimentação apenas para as famílias que são cadastradas no Bolsa Família ou outros programas sociais. 

“Muitas famílias perderam renda por causa da pandemia e com as crianças em casa o dia todo, o custo com alimentação aumentou. Por que a prefeitura não está cumprindo sua obrigação, especialmente neste momento em que as famílias cuiabanas mais precisam?”, cobrou a vereadora. 

A alimentação escolar é um direito garantido na Constituição. Inclusive, com recurso garantido para isso.  Na Lei Orçamentária Anual de 2020, por exemplo, estavam previstos R$ 14 milhões para a Prefeitura de Cuiabá aplicar em alimentação da educação infantil e ensino fundamental, via Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, e também recursos da fonte própria. 

Outro ponto é que a prefeitura, no ano passado, estava montando os kits apenas com produtos secos. Os produtos frescos, como frutas, verduras e carnes, praticamente não existiam nos kits oferecidos às famílias. Isso afeta também os produtores da agricultura familiar que são fornecedores da prefeitura e deixam de vender.

“Nem todas as famílias têm a necessidade do kit alimentação, mas esse kit precisa estar disponível para todos, é um direito dos nossos estudantes”, cobrou a vereadora.

A vereadora já encaminhou requerimento à Prefeitura solicitando informações e também irá levar o caso a outros órgãos de controle. 

Assessoria de Comunicação Vereadora Michelly Alencar



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.