18/03/2021
Projeto pede priorização de profissionais para vacinação
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
Foi protocolado nesta quinta (18), e será apreciado pela Câmara Municipal de Cuiabá, o projeto de lei de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT) que estabelece a priorização de alguns segmentos sociais mais vulneráveis para a vacinação contra a Covid-19 na capital.

O projeto prevê que sejam priorizados, respectivamente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente, os profissionais dos serviços funerários, seguidos das pessoas idosas, dos profissionais da educação em atividade, profissionais da assistência social que atuam no atendimento ao público, agentes da segurança pública, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

Na justificativa, ela argumenta que os trabalhadores da linha de frente devem estar no topo da lista de vacinação e aponta a situação vivida pelos funcionários de serviços funerários, que lidam diretamente com os sepultamentos.

Cita também a realidade dos profissionais da educação, que passam por sérias dificuldades para dar andamento às aulas na modalidade remota, afirmando que já há 30 óbitos pela doença entre professores.

Defende ainda a imunização dos que lidam diretamente com o atendimento ao público, como os agentes de segurança pública e profissionais de assistência social, sendo este último um setor cuja demanda aumentou com a pandemia.

“A pandemia desvelou uma verdadeira crise humanitária, exigindo ainda mais a atuação dos profissionais nas políticas de assistência social. A população brasileira já sofria com os impactos da crise econômica e foi atingida mais ainda com as contrarreformas trabalhista e previdenciária, aumentando o número de desempregados e usuários sem acesso a bens e insumos essenciais à vida”, diz um trecho.

O projeto de lei também defende a continuidade da vacinação dos idosos e a priorização das pessoas com deficiência, em cumprimento ao Estatuto deste segmento.

A vereadora opinou que é necessário avaliar as estratégias que o município de Cuiabá tem apresentado para enfrentar a Covid-19 e destacou o apoio dos demais parlamentares à pauta dos grupos prioritários.

Ela voltou a defender que o poder público crie políticas de transferência de renda aos mais pobres como medida de combate à pandemia. “O lockdown é a única forma de conter o vírus, mas para fazer lockdown é preciso que as pessoas tenham garantia de renda e não é verdade que o Estado e o município não tenham recursos para garantir que as pessoas fiquem em casa”.

Neusa Baptista | Assessora de Comunicação Vereadora Edna Sampaio