30/03/2021
Dilemário pede convocação de secretária para explicar plano de reorganização da vacinação contra Covid
Secom Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Dilemário Alencar (Podemos) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (30), requerimento de convocação da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, para explicar, no plenário virtual da Câmara Municipal, os questionamentos relacionados ao andamento da campanha de vacinação em Cuiabá.

No requerimento, o parlamentar aponta sobre a necessidade da convocação da secretária, visto que tem havido muitas reclamações acerca da organização da campanha de vacinação, principalmente a respeito da existência de apenas um posto de vacinação e da demora em conseguir o agendamento para a vacinação de idosos, através do sistema online da prefeitura.

“Lamentavelmente, em Cuiabá, já morreram 2.020 pessoas vítimas da Covid-19. As pessoas precisam ter facilidade de acesso à vacina. A secretária precisa ouvir os reclames do povo e dar respostas objetivas acerca da premente necessidade de um novo plano de organização para a vacinação. Não é possível a nossa cidade continuar com apenas um posto de vacinação, onde é pago um aluguel mensal de R$ 173 mil pelo Centro de Eventos do Pantanal, e a tônica tem sido de desorganização e de dificuldade de acesso, principalmente para os mais carentes. Também, não é possível continuarmos com um sistema de agendamento online onde todo mudo reclama. É um absurdo!”, disse o vereador.

Além de quais medidas estão sendo adotadas para evitar mais aglomerações, como a que ocorreu recentemente no Centro de Eventos do Pantanal, para corrigir as constantes falhas e longa demora que vem ocorrendo no sistema de agendamento online da prefeitura, a secretária também será questionada sobre a quantidade de doses da vacina da Covid-19, recebidas pela prefeitura, e, aplicadas, como primeira e segunda dose.

“São questionamentos que precisam ser respondidos urgentemente, pois a prefeitura recebeu, do governo federal, mais de R$ 180 milhões para combater à Covid-19. Com todo esse dinheiro, é inadmissível que a nossa cidade não tenha mais postos de vacinação, espalhados em locais estratégicos, para facilitar o acesso à vacina e um bom sistema de agendamento. O que também tem que ser explicado é sobre as reclamações de que a prefeitura tem demorado em aplicar, com rapidez, as doses recebidas da Covid-19”, concluiu o vereador.

Assessoria do Gabinete Vereador Dilemário Alencar